Política

08/01/2021 08:29

MT - Secretaria de Saúde garante intenção de compra de 500 mil vacinas contra Covid-19

A secretária Adjunta Executiva, Danielle Bertucini, afirmou que Mato Grosso assinou um protocolo de intenção de compra de 500 mil vacinas do Instituto Butantan contra o coronavírus. Danielle explicou detalhes do planejamento de vacinação nesta quinta-feira (07), para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), durante uma reunião virtual.

Segundo Danielle, Mato Grosso se adiantou e teria 3,4 milhões de seringas para imunizar a população na primeira fase de vacinação, que prioriza idosos e profissionais de saúde. Ela afirmou ainda que o Estado está preparado para vacinar a população, após a aprovação do insumo.

"O Governo de Mato Grosso não está inerte. Além do estoque de 3,4 milhões, também foi iniciado o processo de aquisição de 11 milhões de seringas. Estamos trabalhando muito na melhoria de toda a rede de armazenamento e logística, na medida em que também trabalhamos com a possibilidade de compra complementar das vacinas, de forma que seja atingido um público maior do que aquele estipulado pelo Ministério da Saúde”, disse.

Nesta quinta, o Butantan anunciou que a CoronaVac, vacina produzida em parceria com o instituto brasileiro, tem eficácia de 78% em testes no Brasil. O insumo teve 100% de eficácia em casos graves e internações nos voluntários que foram contaminados.

O presidente da ALMT, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), cobrou um planejamento do Estado em relação à vacinação.

“Queremos saber o que o Estado está fazendo, qual o planejamento para fazer a questão da logística, de deslocamento, e como isso será feito. É isso que nós queremos acompanhar. Nós entendemos, e está bem claro para todo mundo, que a única solução para esse vírus é a vacinação. Tanto que o mundo inteiro já começou a vacinação”, ressaltou.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), MT possui 185.745 casos infectados e 4.618 óbitos por Covid-19. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 226 internações em UTIs públicas e 244 em enfermarias públicas. A taxa de ocupação está em 56,08% para UTIs adulto e em 28% para enfermarias adulto.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo