Política

02/06/2016 09:16

Quase 8 mil eleitores mato-grossenses já se inscreveram como mesários voluntários

Cerca de 7.910 eleitores de Mato Grosso já se cadastraram para atuar como mesários voluntários nas eleições municipais deste ano. O programa Mesários Voluntários, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, recruta cidadãos que desejam, de forma espontânea, exercer a cidadania e contribuir diretamente com o processo democrático brasileiro. 

Para se tornar um mesário voluntário o eleitor precisa se cadastrar pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) ou comparecer a algum cartório eleitoral de sua cidade até o dia 27 de julho de 2016. A convocação dos mesários no estado será feita após o fechamento das inscrições.

Requisitos e restrições 

Qualquer eleitor pode ser um colaborador, desde que seja maior de 18 anos e esteja em situação regular perante a Justiça Eleitoral.

Não poderão participar do programa: os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seu cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; funcionários do serviço eleitoral; bem como, eleitores menores de 18 anos. 

Treinamento

Segundo a coordenadora de educação e desenvolvimento do TRE-MT, Luciana de Almeida Amorim Callejas, todos os mesários voluntários receberão um treinamento para trabalhar nas eleições, realizado pelos chefes de cartórios eleitorais.

“Antes das eleições, todos os mesários participarão de uma orientação teórica e prática, para manusear urnas eletrônicas e simularão uma eleição”, explicou a coordenadora.

Benefícios

Os eleitores que serão mesários terão os seguintes direitos: auxílio-alimentação para o dia da eleição; dispensa do serviço pelo dobro dos dias de serviços prestados à Justiça Eleitoral; créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior (quando a instituição firma parceria com o TRE-MT); vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e em outros concursos públicos, se houver previsão em edital.

Parcerias

O TRE-MT firmou parcerias com algumas instituições de ensino para estimular a participação de professores e alunos. São elas: Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade de Mato Grosso (UFMT), Faculdade de Sinop (FASIPE), Universidade de Cuiabá (UNIC) sede Industrial e Aeroporto, Secretaria de Educação Municipal de Cuiabá (SME), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e Instituto Cuiabano de Educação (ICE).

Na Bahia

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) iniciou em maio o projeto “Mesário do Futuro”. O estudante secundarista Douglas Lisboa, 17 anos, foi o primeiro jovem baiano a solicitar inscrição para o projeto. Assista aqui o que levou Douglas a se inscreve no “Mesário do Futuro”. 

A ideia do projeto é consolidar um banco de dados formado por eleitores, com idade entre 16 e 17 anos, que tenham interesse em prestar serviço como mesário ao completarem a maioridade.

Inscrições

Para solicitar inscrição no projeto “Mesário do Futuro”, os jovens interessados devem enviar e-mail ao cartório da zona eleitoral ao qual está vinculado (veja os endereços). Mais informações sobre o projeto ou os contatos telefônicos dos cartórios podem ser obtidos por meio de uma consulta ao site do TRE-BA, clicando-se no banner do “Mesário Voluntário” (na home page) e, em seguida, na opção “Mesário do Futuro”.

Programa Mesário Voluntário

Se você deseja ser mesário nas Eleições Municipais de outubro e não reside no Mato Grosso ou na Bahia, acesse aquimais informações sobre o programa Mesário Voluntário nos sites dos tribunais regionais eleitorais.

EM, com informações das Assessorias de Comunicação Social do TRE-MT e do TRE-BA


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados a Gund e Caldas LTDA ME - Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo