Meio Ambiente

21/02/2021 06:42

Secretarias de Meio Ambiente de MT e Goiás estreitam relação para aprimorar ações de preservação e fiscalização

Cooperação e integração de informações sobre procedimentos e sistemas de gestão ambiental foram tema da visita técnica que aconteceu na sexta-feira (20.02)

A secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, visitou a sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO) nesta sexta-feira (19.02), com o objetivo de fortalecer a cooperação de informações, e a parceria com o Estado vizinho no Projeto Juntos Pelo Araguaia.
 
Acompanhada de uma equipe técnica da Sema-MT, a gestora foi recebida pela secretária do órgão ambiental de Goiás, Andrea Vulcanis, para conhecer de perto o trabalho desenvolvido quanto aos sistemas de licenciamento, outorga de recursos hídricos, segurança de barragens e fiscalização.
 
"Mato Grosso e Goiás estão construindo história na cooperação, primeiro com o nosso projeto do coração do Brasil, Juntos Pelo Araguaia, que damos mais um passo hoje. E iniciamos mais uma nova etapa, que é a integração e cooperação das boas práticas, daquilo que tem dado certo. Goiás é uma inspiração para Mato Grosso, e nós queremos também ser uma inspiração para Goiás", explica a secretária Mauren Lazzaretti.
 
A gestora ressaltou que o trabalho conjunto entre os Estados têm foco na sociedade, no desenvolvimento sustentável, e que as boas práticas ambientais certamente irão refletir em todo o Brasil, e no mundo - que observa as políticas públicas ambientais do Brasil. 
 
Lançado em 2019, o Juntos pelo Araguaia está investindo R$ 2,8 milhões na recuperação de áreas degradadas às margens do rio, que passa pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Na primeira etapa, o projeto é executado em 16 municípios goianos e 12 mato-grossenses.
 
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andrea Vulcanis, agradeceu a visita, e destacou a afinidade na condução do desafio de preservar o Cerrado, bioma que está presente nos dois territórios estaduais, e no projeto de recuperação do Araguaia. 
 
"É um grande prazer estarmos juntas, com as nossas equipes, pensando gestão ambiental de forma conjunta e equilibrada. Agradeço à secretária e sua equipe pela visita técnica, com quem temos o Juntos Pelo Araguaia, nosso grande projeto em comum, o maior do mundo de recuperação de bacia hidrográfica. Nosso grande compromisso agora é ir a Mato Grosso conhecer as inovações que estão sendo promovidas lá", avalia.
 
Participaram da agenda a Secretária Adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lilian Ferreira dos Santos; o superintendente de Recursos Hídricos, Luís Noqueli; e o superintendente de Licenciamento, Valmi Lima.

Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo