Geral

22/02/2020 09:31

UHE São Manoel inaugura sede da Associação das Mulheres do Porto de Areia em Paranaíta

Usina Hidrelétrica São Manoel construiu o prédio e disponibilizou os equipamentos para produção de doces em escala comercial.

A Empresa de Energia São Manoel - EESM inaugurou no dia 16 de fevereiro na Comunidade Sagrada Família, município de Paranaíta/MT, o prédio da sede da Associação das Mulheres do Porto de Areia – AMPA, que conta com cozinha industrial para produção de doces caseiros em escala comercial. A edificação com quase 100 m² de área construída, dispõe dos setores de panificação e processamento de doces. No prédio há ainda sala para escritório, banheiros e depósito. A EESM disponibilizou todos os equipamentos funcionais e operacionais para a produção, como fogão industrial, freezer, refrigerador, liquidificador, batedeira com capacidade para 28 quilos de massa, ralador e desfiador de alimentos, forno, mesas de serviço e balança digital. De material para escritório foram entregues mesa com cadeira, armário, estante de aço, notebook e impressora multifuncional. Lixeiras basculantes e recipientes para coleta seletiva também foram instalados.

 

A sede das Mulheres Doceiras do Porto de Areia foi construída com recursos do Projeto de Investimento Social da UHE São Manoel, fiscalizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social – BNDES e contou também com o apoio da Companhia Hidrelétrica Teles Pires na doação de parte dos materiais construtivos.

 

O evento de inauguração ocorreu com a presença das senhoras Iraci Tenutti, presidente da AMPA e Lucenilda Marchezin (vice-presidente), dos demais associados, de representantes da Usina Hidrelétrica São Manoel, do Sebrae - MT, da Empresa Matogrossense de Assistência e Extensão Rural (Empaer) e dos poderes executivo e legislativo de Paranaíta. “Um sonho de dez anos foi realizado e a casa das doceiras está pronta e equipada. O nosso sentimento é de gratidão a equipe da UHE São Manoel e demais parceiros. Agora o próximo passo é com nós da Associação, que temos que divulgar os produtos nos supermercados, feiras e pousadas da região. Temos que tornar os nossos doces conhecidos”, disse a presidente Iraci. A coordenadora de meio ambiente da Empresa de Energia São Manoel, Cleide Rocha afirmou que os doces produzidos se destacam pela qualidade do sabor e a inauguração da Sede da AMPA e Cozinha Industrial, além de trazer mais motivação aos associados, também apresenta oportunidades e grande incentivo no aproveitamento da agricultura familiar já que toda a matéria prima usada nos doces é oriunda dos sitiantes circunvizinhos a Associação. Cleide acrescentou ainda nesta nova fase de produção em escala industrial, a importância da parceria com vistas a divulgação e comercialização dos produtos.

 

A história da Associação começa quando mulheres da Comunidade Sagrada Família no município de Paranaíta necessitando de uma renda complementar e diante da grande quantidade de pés de coco nas proximidades de suas residências, decidiram se organizar para a produção de cocada, visualizando como uma boa oportunidade de geração de renda. Posteriormente as associadas agregaram à produção os doces de castanha, leite e buriti. Atualmente a Associação conta com 12 membros, sendo oito mulheres e quatro homens.

 

A Empresa de Energia São Manoel foi a concessionária outorgada pela União para implantar e operar a Usina Hidrelétrica São Manoel, situada no rio Teles Pires, entre os municípios de Paranaíta – MT e Jacareacanga – PA e tem capacidade instalada de 700 Megawatts (MW) de geração de energia, suficiente para abastecer 2,5 milhões de pessoas.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo