Esporte

09/09/2017 05:34 Junior Martins

Delegação de MT embarcará para Jogos Escolares em Curitiba

Os Jogos Escolares são o maior celeiro de atletas olímpicos do país”, afirma COB

 

A delegação de Mato Grosso embarcará em duas datas, o módulo de modalidades esportivas individuais neste sábado (09.09) e o módulo de modalidades coletivas na próxima quinta-feira (14.09), para a 1ª etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, categoria B (para estudantes de 12 a 14 anos), em Curitiba (PR). E a competição, que é realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), Ministério do Esporte e governos dos estados e dos municípios, terá 13 modalidades e recorde de participação com 4.069 atletas, 525 técnicos e 169 dirigentes.

 

De acordo com o titular da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT), Leonardo de Oliveira, a delegação mato-grossense, dividida em duas turmas, terá a soma total de 155 atletas e 20 técnicos para competir nos seguintes esportes: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, judô, ginástica rítmica, handebol, wrestling, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. E, segundo ele, assim como todo ano, a viagem terá suporte do governo de MT.

 

“Primeiro embarcam os atletas das modalidades individuais e depois das coletivas. Serão 16 atletas de judô, 16 de natação, seis de wrestling, cinco de tênis de mesa, dois de xadrez, 26 de atletismo, quatro de ginástica rítmica, quatro de badminton, 17 de basquete, 17 de futsal, 24 de handebol e 18 de voleibol. E essa delegação terá transporte de ônibus, ida e de volta de Cuiabá a Curitiba, pagos pelo governo. Mais a alimentação no caminho”, conta o secretário.

 

Para o Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país. E, segundo a instituição, da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um total de 52 haviam participado dos Jogos Escolares, entre eles, Mayara Aguiar e Sarah Menezes (judô) e Hugo Calderano (tênis de mesa). E conforme o diretor dos Jogos Escolares, Edgar Hubner, participam todos os 26 estados e Distrito Federal.

 

“Os números desse evento esportivo são grandiosos. Anualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, geridas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades brasileiras”, completa Edgar Hubner.

 

Próxima etapa

 

A segunda etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, categoria A (para estudantes de 15 a 17 anos), será realizada, de 16 a 25 de novembro, em Brasília (DF). E um dos mato-grossenses que está em preparação final, na modalidade de wrestling, é João Pedro Ross, mais conhecido pelo apelido de “Sininho”, com 15 anos, 1,57m de altura e 54kg. Um atleta que conquistou as primeiras medalhas, da carreira na luta olímpica, nos Jogos Escolares da Juventude.

 

“Comecei no wrestling em 2016 e, no mesmo ano, conquistei duas medalhas de prata. Uma na fase municipal e outra na estadual. Também ganhei uma medalha no Torneio da Juventude. E em 2017 conquistei ouro nas duas fases dos jogos, ouro na municipal e ouro na estadual. E, por isso, será minha primeira vez na etapa nacional. Estou confiante em trazer medalhas. Pois fiz sacrifícios, como perder peso e deixar de fazer coisas que gosto para poder treinar”, diz Ross.

 

“Com os Jogos Escolares da Juventude ganhei muita experiência em competições. Bagagem que me ajudará a obter melhores resultados em competições maiores e futuras”, completa Ross.

 

 


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados a Gund e Caldas LTDA ME - Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo