Esporte

08/08/2016 18:31

Quem manda no Rio sou eu: Rafaela Silva vence líder do ranking e é ouro no judô

O sorriso brasileiro desta segunda-feira é dourado.

A judoca Rafaela Silva ganhou a medalha de ouro na categoria leve do judô, na Arena Carioca 2, na Barra. Com um wazari, ela bateu na final Sumiya Dorjsuren, da Mongólia e atual líder do ranking, para dar ao Brasil sua segunda medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Aos 24 anos, Silva volta a fazer de sua casa um porto seguro. Nascida no Rio, ela repete o roteiro de 2013, quando a cidade sediou o Mundial de judô, no qual ela se sagrou campeã na mesma categoria.

"Em 2014 e 2015 ninguém treinou mais do que eu. Torcida estava ajudando bastante, balançando o ginásio, e eu não podia decepcionar", declarou à ESPN Brasil
Ela ainda conquistou a primeira medalha do judô brasileiro na Olimpíada. Visto como carro-chefe, o esporte passou em branco no sábado e no domingo. Sarah Menezes e Felipe Kitadai perderam na repescagem na categoria ligeiro; Érika Miranda (meio-leve) foi derrotada na disputa do bronze, enquanto Charles Chibana (meio-leve) e Alex Pombo (leve) caíram na estreia.

Além dela e de Dorjsuren, Telma Monteiro, de Portugal, e Kaori Matsumoto, do Japão, medalhistas de bronze, completam o pódio.

A trajetória do ouro

Na estreia, Silva passou sem dificuldades pela alemã Myriam Roper, com vitória em apenas 46 segundos. A rival de 34 anos, uma das mais velhas do circuito, já era freguês da brasileira - agora, são dez derrotas em dez duelos entre elas, sendo quatro só em 2016. Depois, ela eliminou a sul-coreana Jandi Kim, vice-líder do ranking e terceira colocada no World Masters deste ano.

Na sequência, nas quartas, ela superou a húngara Hedvig Karakas, que a havia eliminado na Olimpíada de 2012. Na semifinal, a "vítima" foi a romena Corina Caprioriu, medalhista de prata há quatro anos, em uma luta nervosa e decidida apenas no golden score.

Até, enfim, ela fechar o dia vitorioso com o ouro. 

 

Guilherme Nagamine e Ricardo Zanei, do Rio de Janeiro (RJ), para o ESPN.com.br


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo