Educação

27/11/2020 05:52

Sintep acusa Estado de reter até 50% do salário dos professores interinos de MT

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do Estado de Mato Grosso (Sintep) acusa o Governo do Estado de não pagar o salário integral dos professores interinos referente ao mês de novembro. A redução seria de até 50% do valor contido em contrato. Eles encaminharam ofício à Secretaria de Estado de Gestão nesta terça (24) e cobram por esclarecimentos. No total, são mais de 4 mil profissionais.

“Considerando informações repassadas às unidades escolares dão conta que os profissionais da Educação [...] não receberão os seus subsídios integralmente da folha de novembro de 2020. De maneira que não estará presente em seus vencimentos e certo por terem cumprido todas as obrigações e desempenhado seus trabalhos”, diz trecho.

Documento é assinado pelo presidente do sindicato, Valdeir Pereira. Ainda, profissionais alegam que outro agravante é que contratados tiveram suas rescisões antecipadas para o dia 18 de dezembro. Eles citam a crise e a situação econômica desfavorável decorrente da pandemia do novo coronavírus.

“Ser contratado já significa sofrimento e muitos sofreram mais nesse ano com a pandemia e sem a contratação em março. Agora, o Estado retém injustificadamente em torno de 50% dos vencimentos é uma vergonha e não tem justificativa”, afirmaram.

Sintep pontuou que mesmo que o pagamento aconteça de forma tardia é uma situação vergonhosa para o Estado a retenção dos vencimentos. Por isso, eles solicitaram à Pasta as razões pelas quais o Estado estaria retendo o salário dos profissionais. Conforme o Sintep, um professor que tem salário de R$ 4.497,79, por exemplo, tem previsão de receber R$ 2.730,04, como mostra o quadro abaixo. Nesse caso, a redução chega a quase 40%.

O governo anunciou que o salário de todos os servidores públicos estaduais ativos, inativos e pensionistas receberão os salário nesta sexta (27). 


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo