Educação

Mato Grosso 26/08/2019 15:01 Ana Adélia Jácomo - Hipernotícias

Após greve, ano letivo de 2020 deve começar apenas em março

Após 75 dias de greve na rede pública de ensino de Mato Grosso, os alunos terão que finalizar este ano letivo apenas em 15 de fevereiro de 2020. O movimento grevista foi iniciado em 27 de maio, o que somam 42 dias de aulas perdidas. Para a reposição dessas aulas, será necessário a confecção de um novo calendário escolar.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), as escolas devem encaminhar um planejamento de reposição dessas aulas para as assessorias pedagógicas, onde são feitos alguns ajustes, lembrando que existe uma variação de uma escola para outra. Não haveria como definir um cronograma para todas.

Conforme o calendário da Seduc, as escolas que encerrarem o ano letivo em 15 de fevereiro, terão 30 dias de férias, antes de iniciar o ano letivo de 2020, que está previsto para iniciar em 23 de março. 

O Sintep garantiu que as escolas vão cumprir o calendário estipulado pela Seduc, sem prejudicar os alunos e os professores. “Cada escola vai definir os critérios de repor as aulas, junto ao Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE), conforme a necessidade da comunidade escolar. São 42 dias que, têm que ser compensados até 15 de fevereiro, respeitando o cronograma escola. Ou seja, os direitos dos professores, que são as férias de janeiro, e o recesso das festas de fim de ano.

Considerada a greve mais longa da história de Mato Grosso, a crise na Educação teve repercussão nacional. O programa Profissão Repórter, da Rede Globo, abordou a greve dos professores de Mato Grosso, num programa que foi ao ar em 14 de agosto. A última paralisação foi em 2016 e durou 67 dias. (Colaborou Márcia Tomaz)


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo