Educação

28/07/2016 16:26

Unemat permanece em greve por tempo indeterminado

A greve geral iniciada a cerca de 60 dias não aparenta ter um fim próximo como o esperado. A greve se iniciou exigindo o pagamento dos 11,28% do reajuste geral anual - RGA, e se tornou uma discussão mais  ampla e outras pautas como concursos públicos, a luta contra a privatização dos órgãos públicos são pautas principais da lista de reinvindicações. "O motivo não é só pela RGA, enquanto o governo não atender e sentar para conversar com a universidade a tendência indicativa é ficar de greve", destacou Luiz Fernando Caldeira Ribeiro diretor de unidade Regionalizada Político Pedagógico e Financeiro da Unemat de Alta Floresta.


Segundo Luiz Fernando o governo pretende extinguir a FAPEMAT e a Secitec e fundir as secretarias fato este que preocupa a universidade. "Tem muita gente que acha que a greve foi só pelo RGA, por causa da reposição, mas não foi, existem várias pautas e uma delas que entrou agora devido a demanda do governo é a extinção da Secitec e a extinção da FAPEMAT, a Unemat é contra a extinção destas duas autarquias e por isso ela continua em greve", pontuou.


Em primeiro momento o governador do Estado Pedro Taques, não queria ceder e discutir com os profissionais de 28 categorias que iniciaram na paralisação, as negociações foram realizadas e algumas categorias mesmo contrariadas acabaram cedendo por decisões judiciais e outros fatores, hoje a Educação superior, médio e fundamental permanecem firmes na greve. Apesar da greve já se estender por tanto tempo o Diretor garante que os alunos não serão prejudicados, "o nosso principal foco sempre foi e sempre será os acadêmicos da instituição assim que for decidido pelo fim da greve, existe a necessidade de um período de tempo para que seja elaborado pela reitoria um novo calendário, todas as aulas serão ministradas do primeiro semestre e do segundo, todas as aulas, todos os conteúdos e toda carga horária será cumprida em nenhum momento os nossos acadêmicos serão prejudicados por causa dessa greve", pontuou o diretor da Unemat.
Segundo Luiz Fernando, na próxima semana ainda não se tem uma data marcada para a realização de assembleia para discutir as propostas do governo.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo