Economia

13/02/2017 15:50

Custo da construção tem leve alta em Mato Grosso motivada pelos materiais de acabamento

O Custo Unitário Básico por Metro Quadrado (CUB/m²) da construção civil em Mato Grosso registrou alta de 0,20% em janeiro de 2017 no comparativo com dezembro de 2016. O aumento foi puxado pelos materiais de acabamento e elétrico. Entre os itens que apresentaram maior incremento estão a placa de cerâmica (azulejo) de dimensão 30x40 com variação mensal de 1,43%, e disjuntor tripolar 70A em 1,54%, além de despesas administrativas (engenheiro) de 2,73%.


Os dados são do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon/MT). O CUB é um índice que contribui para aferir a inflação no setor da construção civil. O valor médio, segundo o Sinduscon-MT, do metro quadrado do CUB ficou em R$ 1.327,04 em janeiro de 2017. O Sindicato salienta que o valor do metro quadrado é técnico, visto levar em consideração apenas material, mão-de-obra, despesas administrativas e equipamentos.


“O CUB é um índice do setor. Serve para balizar o segmento da construção civil, ou seja, é uma referência. Ele é um valor técnico e não de valor de venda”, comenta a assessora técnica do Sinduscon-MT, Sheila Marcon, ao Agro Olhar. De acordo com a entidade representativa do setor da construção civil, o preço dos materiais de acabamento nesta época do ano acaba refletindo, uma vez que em período de chuva busca-se trabalhar mais dentro da obra.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo