Economia

13/02/2017 15:50

Custo da construção tem leve alta em Mato Grosso motivada pelos materiais de acabamento

O Custo Unitário Básico por Metro Quadrado (CUB/m²) da construção civil em Mato Grosso registrou alta de 0,20% em janeiro de 2017 no comparativo com dezembro de 2016. O aumento foi puxado pelos materiais de acabamento e elétrico. Entre os itens que apresentaram maior incremento estão a placa de cerâmica (azulejo) de dimensão 30x40 com variação mensal de 1,43%, e disjuntor tripolar 70A em 1,54%, além de despesas administrativas (engenheiro) de 2,73%.


Os dados são do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon/MT). O CUB é um índice que contribui para aferir a inflação no setor da construção civil. O valor médio, segundo o Sinduscon-MT, do metro quadrado do CUB ficou em R$ 1.327,04 em janeiro de 2017. O Sindicato salienta que o valor do metro quadrado é técnico, visto levar em consideração apenas material, mão-de-obra, despesas administrativas e equipamentos.


“O CUB é um índice do setor. Serve para balizar o segmento da construção civil, ou seja, é uma referência. Ele é um valor técnico e não de valor de venda”, comenta a assessora técnica do Sinduscon-MT, Sheila Marcon, ao Agro Olhar. De acordo com a entidade representativa do setor da construção civil, o preço dos materiais de acabamento nesta época do ano acaba refletindo, uma vez que em período de chuva busca-se trabalhar mais dentro da obra.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados a Gund e Caldas LTDA ME - Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo