Destaques

24/01/2021 07:07 Eliza Gund I Nativa News

Idosa com Covid-19 morre após de receber alta de hospital em Nova Monte Verde

O município de Nova Monte Verde registrou o segundo óbito em decorrência da covid-19 na noite deste sábado (23). A mulher de 71 anos faleceu após receber alta médica a pedido de familiares. Sendo o primeiro município na região a registrar casos de covid-19, Nova Monte Verde soma 306 casos desde o início da pandemia, com 42 casos ativos no último boletim epidemiológico divulgado.

A secretária de saúde, Karina Galdino, informou a redação do site Nativa News que toda a família da idosa está em tratamento contra a covid-19, não foi possível a realização de velório, o óbito ocorreu por volta das 22h e o enterro realizado imediatamente. De família tradicional no município, Dona Rufina apresentava doenças neurodegenerativas (Mal de Parkinson e Alzheimer), tratava problemas respiratórios, era cardiopata e atualmente estava com fratura no fêmur.

A idosa estava internada há cerca de quatro dias na ala covid-19, junto com uma das filhas, na tarde de sábado apresentou melhoras, com nível de saturação de 96%, o médico concordou em dar alta e deixou a idosa ir para casa. Conforme Galdino, em casa a idosa recebeu atenção dos familiares, tomou banho, jantou e por volta das 21h sentiu-se mal e foi levada de volta a unidade mista, na ala covid-19, onde recebeu cuidados médicos, mas não resistiu falecendo minutos depois.

Galdino cobra empatia e responsabilidade da população monteverdense. “Nós vamos ter que tomar medidas mais drásticas para que as pessoas, ou entendam o que tem que ser feito, como hoje vai morrer muito mais gente, mas ninguém quer que seja a sua pessoa ou alguém de sua família, então se nós não começarmos a nos colocar no lugar do outro, se posicionar e saber exatamente a nossa responsabilidade, se conscientizar do que a gente tem que fazer, muitos óbitos vão acontecer”.

Em 09 de janeiro deste ano o prefeito Edemilson Marino assinou decreto reimplantando o toque de recolher para as 22h e algumas restrições quanto ao funcionamento de estabelecimentos, como bares lanchonetes e restaurantes no período noturno. “Não é culpa da saúde se as pessoas estão morrendo, é culpa das pessoas, a auto responsabilidade tem que estar inserida na consciência do ser humano. Se as pessoas estão se contaminando não é culpa da saúde, não porque não tem remédio, não é porque não tem médico, têm, só que a gente não vai ter condições de dar assistência a toda essa quantidade de pessoas que estão se contaminando.

Por isso peço mais uma vez que as pessoas coloquem a mão na consciência e se coloquem na dor dessa família”, desabafou Galdino durante o sepultamento da idosa ao relatar que ao se deslocar ao cemitério municipal em todo o centro do município haviam estabelecimentos abertos com grande número de pessoas.

 


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo