Destaques

22/01/2021 18:23

Doses da Coronavac já chegaram aos municípios de MT mas só vão dar pra vacinar 2% da população

Como são duas injeções para imunizar cada pessoa, cerca de 60 mil pessoas serão vacinadas.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) distribuiu mais de 60 mil doses da vacina CoronoVac para todas as regiões do estado em menos de 2 dias. Porém, o número de doses recebidas do governo federal, 126.160, ficou abaixo do esperado para a primeira fase da vacinação e, por causa disso, nem todas as pessoas que pertencem a grupos prioritários serão imunizadas nesse primeiro momento.

Como são duas injeções para imunizar cada pessoa, cerca de 60 mil pessoas serão vacinadas.

Na capital, serão vacinados apenas profissionais da saúde que atuam na linha de frente da pandemia, em Unidades de Terapia Intensiva (UTI's), enfermarias e pronto atendimento de unidades públicas e privadas de saúde.

Foram encaminhados, entre terça e quinta-feira (19 e 21), por meio de aeronaves do Ciopaer, os imunizantes para os Escritórios Regionais de Saúde de Rondonópolis, Diamantino, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, Cáceres, Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Juína, Juara, Sinop, São Felix do Araguaia, Porto Alegre do Norte e Peixoto de Azevedo. Os municípios que compõem a regional de Cuiabá retiraram a vacina na Rede de Frio Estadual, localizada na capital.

 

Conforme previsto no Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 em Mato Grosso, após a distribuição do imunizante aos polos Regionais de Saúde, os municípios fazem a retirada da vacina no polo que contempla a sua região.

Em seguida, as gestões municipais executam as suas respectivas estratégias de vacinação. De acordo com o direcionamento do Ministério da Saúde, nesta primeira fase serão vacinados os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, povos indígenas aldeados, pessoas com deficiência e pessoas idosas com 60 anos ou mais que vivem em asilos e/ou instituições psiquiátricas.

As equipes da SES ficaram totalmente dedicadas à vacina desde a sua chegada em Mato Grosso. Os servidores foram os responsáveis pelo recebimento das doses, conferência da quantidade, catalogação dos imunizantes e encaixotamento para retirada dos municípios.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo