Destaques

08/09/2020 12:03

Prefeitura de Nova Monte Verde encerra toque de recolher

Um novo decreto foi publicado pela prefeitura de Nova Monte Verde para atualizar as medidas temporárias para enfrentamento do novo coronavírus (covid-19) no município.


O decreto de Nº 129/2020, publicado nesta terça-feira (08), leva em consideração a diminuição no número de casos suspeitos e confirmados de COVID-19 no Município nos últimos dias, e como medida suspende temporariamente o toque de recolher no perímetro urbano do Município de Nova Monte Verde.

O documento assinado pela prefeita, ainda estabelece que estão vedados os funcionamentos de parques públicos e privados; casas de shows, boates e congêneres; festas; academias; ginásios esportivos e campos de futebol; missas, cultos e celebrações religiosas; entre outros eventos e atividades que demandem aglomeração ou reunião de pessoas.

O decreto mantém autorização de funcionamento dos comércios em geral no Município de Nova Monte Verde, bem como industrias e prestadores de serviço, desde que adotem os procedimentos especificados pela Organização Mundial de Saúde, sem prejuízo dos já preconizadas pelos órgãos estaduais e federais de Saúde.

Os estabelecimentos ficam obrigados a promover controle de acesso de clientes, de modo a garantir a ocupação máxima de 1 (uma) pessoa por metro quadrado, observada a área efetivamente destinada ao atendimento, o somatório de clientes e funcionários do estabelecimento e o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas.

Também foi retirada a Barreira Sanitária, a decisão foi tomada pela secretária municipal de saúde, Karina Galdino, que reforçou que a barreira foi extremamente importante no início da pandemia, pois fazia parte do sistema de fiscalização e controle de fluxo de entrada e saída do município.

Quanto ao isolamento social, a secretária destaca a importância do paciente que apesentar síndrome gripal (febre, coriza, tosse, falta de ar) procurar atendimento médico e passar pela avaliação para então a identificação da necessidade, ou não, de manter o isolamento. “Se pela avaliação médica, o médico entender que pode ser covid, ele vai fazer o afastamento dessa pessoa, cerca de 10 dias, que é o prazo dos sintomas até a data da coleta do teste, para que ela volte para uma nova consulta. Se essa pessoa está com sintomas de covid e existem outras pessoas na mesma casa, o correto é que todos façam o isolamento social, mas é importante que essa decisão parta do diagnóstico médico, ele que pode dizer que a pessoa e a família devam ficar em isolamento. É importante que estas pessoas digam ao médico as pessoas que residem com ela”, concluiu a secretária de saúde Karina Galdino.

 

 


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo