Destaques

10/08/2020 06:06 MT Esporte

LABORATÓRIO COVID 19: Resultado de exames é mais rápido através do IFMT em AF

Lançado oficialmente no dia 11 de julho, o Laboratório de Biologia Molecular do campus do IFMT de Alta Floresta, com foco na realização dos testes PCR para detecção de Covid-19, a unidade entrou em funcionamento apenas dia29. O motivo, atraso na entrega de um dos produtos essenciais para a realização dos exames.


Apesar do pequeno atraso, o Laboratório iniciou a produção dos testes PCR para a Covid 19 iniciaram de forma acelerada e até a manhã de quarta (5), haviam sido realizados 333 exames. Mas novos lotes já tinha sido recebidos e até o final de semana esse volume será muito maior.


De acordo com o diretor geral do campus do IFMT de Alta Floresta, Professor Júlio Cesar dos Santos, a angústia acabou, já que os resultados estão sendo entregues em 24 horas. Através do LACEN – Laboratório Central do Estado que atende todos os municípios de Mato Grosso, demorava mais de 10 dias.


Testes positivos
De acordo com o diretor, 1/3 dos exames realizados até agora, testaram positivamente para a Covid19. Isso explica o aumento no número de casos ativos em Alta Floresta que ultra passou os 130 casos ativos ainda na quinta-feira, dia 6.


Os números na região também aumentaram já que o laboratório esta recebendo exames dos municípios que integram o Consórcio Regional de Saúde, sendo eles, Carlinda, Paranaíta, Alta Floresta, Apiacás, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde.


A implantação do laboratório é uma parceira do IFMT com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Prefeitura de Paranaíta e o Consórcio de Saúde dos Municípios da região norte. Essas instituições aportaram recurso financeiro para a compra de materiais e equipamentos, enquanto o IFMT entrou com o espaço físico e com os profissionais técnicos para a realização dos testes.


Além dos testes, o IFMT de Alta Floresta já produziu mais de 10 mil litros de álcool em gel e álcool líquido 70%, que foram distribuídos para diversas instituições do município e da região.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo