Destaques

11/07/2020 05:07

IFMT inaugura laboratório para testes de Covid-19 em Alta Floresta

O Laboratório de Biologia Molecular para detecção de Covid-19 será o única da região e atenderá os municípios de Alta Floresta, Carlinda, Paranaíta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Apiacás.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, vai inaugurar laboratório para testes de Covid-19 neste sábado (11).bO laboratório será o único da região a fazer testes PCR para coronavírus.

O Laboratório de Biologia Molecular para detecção de Covid-19 será o única da região e atenderá os municípios de Alta Floresta, Carlinda, Paranaíta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Apiacás. O laboratório terá capacidade para fazer 480 testes RT-PCR por semana, considerado o melhor pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pelo alto índice de precisão e confiabilidade. Hoje as cidades da microrregião de Alta Floresta só fazem os chamados “testes rápidos”, que têm alto índice de falso-positivo ou falso-negativo.

Já os testes PCR realizados atualmente são enviados para Cuiabá e demoram até 20 dias para ficarem prontos. Com o novo laboratório, a região terá uma melhor controle epidemiológico da doença. Mato Grosso já registrou mais de 26 mil casos de Covid-19 e 961 mortes pela doença, até essa quinta-feira (9), segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES)

A criação do laboratório é uma parceira do IFMT com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, prefeitura de Paranaíta e o Consórcio de Saúde dos Municípios do Polo de Alta Floresta. Essas instituições aportaram recurso financeiro para a compra de materiais e equipamentos, enquanto o IFMT entrou com o espaço físico e com os profissionais técnicos para a realização dos testes.

Caso a demanda por testes nesses municípios aumente, o laboratório tem a capacidade de dobrar a produção por semana, a depender da compra de mais insumos e um equipamento de análise.

O IFMT de Alta Floresta também desenvolve outras ações no combate à pandemia, como a produção de máscaras e de álcool líquido 70% e álcool em gel. Já foram produzidos oito mil litros desses produtos.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo