Destaques

03/07/2020 11:26 Assessoria de Imprensa

Nova Monte Verde adota novo protocolo para tratamento de covid-19

Ao longo das últimas semanas, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Monte Verde vem adotando procedimentos para a identificação dos casos suspeitos do coronavírus e ainda a distribuição dos Kit’s Covid. Um novo protocolo adotado busca dar agilidade de resposta à doença.

Com a chegada de cinco novos médicos para atender a rede pública de saúde, a secretária Karina Galdino buscou medidas de prevenção e combate a doença. “Nós fizemos uma reunião com todos os médicos dos PSF’s e também os novos médicos que chegaram agora para atender na Unidade Mista, inclusive nós temos aqui a doutora Letícia, que está especializada na área do covid”, destacou a secretária.

A reunião entre os servidores da saúde definiu que a médica, que atende no PSF, como a demanda do PSF está pequena, nas horas vagas se dedica a Ala Covid para fazer os atendimentos. “Então de acordo com essa reunião, os protocolos estão tendo muitas alterações, tudo é muito incerto, então temos que ir trabalhando à medida que as necessidades vão aparecendo”, apontou a secretária frisando que a principal mudança no protocolo se aplica a distribuição dos kits.

“Então hoje o protocolo mudou em relação a medicação, nós estávamos oferecendo, a princípio, a todas as pessoas que apresentassem síndrome gripais, por conta de ter sido acrescentada neste Kit Covid a cloroquina, hoje a gente está oferecendo a cloroquina, a azitromicina, invermectrina, dipirona e ambroxol, então essa medicação está tendo eficácia nas pessoas que estão positivando, então o protocolo agora foi alterado, o Kit Covid só vai ser entregue para as pessoas que testarem positivo”, pontuou Karina Galdino.

A secretária destaca ainda que pessoas que procuram as unidades com síndrome gripal antes de realizar o teste, receberão um kit de medicamentos composto de xarope, analgésico e antitérmico para auxiliar no tratamento dos sintomas até a data de coleta do material para exame. “A pessoa vai ser acompanhada todos os dias por telefone, pela enfermeira da unidade do seu setor, até que seja marcada a data da coleta do teste, então quando for pra ser coletado teste, esse paciente vai passar novamente pela consulta com o médico, testando positivo ela vai ser afastada e vai levar o kit covid. Testou negativo, a pessoa não tem mais sintoma nenhum, a pessoa vai ser liberada do isolamento social. Então esse agora é o novo protocolo adotado pelos médicos”.

Quanto ao isolamento social, a secretária destaca a importância do paciente que apesentar síndrome gripal (febre, coriza, tosse, falta de ar) procurar atendimento médico e passar pela avaliação para então a identificação da necessidade, ou não, de manter o isolamento. “Se pela avaliação médica, o médico entender que pode ser covid, ele vai fazer o afastamento dessa pessoa, cerca de 10 dias, que é o prazo dos sintomas até a data da coleta do teste, para que ela volte para uma nova consulta. Se essa pessoa está com sintomas de covid e existem outras pessoas na mesma casa, o correto é que todos façam o isolamento social, mas é importante que essa decisão parta do diagnóstico médico, ele que pode dizer que a pessoa e a família devam ficar em isolamento. É importante que estas pessoas digam ao médico as pessoas que residem com ela”, concluiu a secretária de saúde Karina Galdino.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo