Destaques

08/11/2019 07:15 José Lucio Junqueira I Nativa News

Professor da UNEMAT de Alta Floresta resgata filhote de harpia em Colniza; Veja o vídeo

Pesquisadores registraram resgate de um filhote de harpia, ou gavião-real (Harpia harpyja), como também é conhecido. A ave é considerada uma espécie ameaçada de extinção, foi resgatado em Colniza, a 420km de Alta Floresta. 

O registro foi feito por Eldile Edson, Engenheiro Florestal em uma propriedade que fica cerca de 35 km do nucleio urbano do município de Colniza. Em entrevista ao documentário, o produtor Demilson, relatou que um grupo de trabalhadores estavam fazendo derrubada para fazer pasto, quando encontraram o filhote. “Meu irmão pegou ele, nós estávamos tratando dele e procurando informações para saber se alguém poderia nos ajudar" afirma o trabalhador. 

O trabalhador procurou o secretário de Agricultura de Colniza, Hélio Mendes de Souza. Ele, por sua vez, entrou em contato com a Sema. 

O professor de engenharia florestal da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Alta Floresta, Éverton Miranda, faz parte de um projeto de proteção à espécie, que fez o resgate a pedido da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT). 

O filhote foi levado para Cotriguaçu, na Fazenda São Nicolau onde fica uma unidade de reabilitação do projeto denominado no recinto de reintrodução, a fazenda pertence a ONF Brasil. "Construindo uma estratégia para a conservação da harpia na Amazônia", coordenado pelo professor. 

A ave deve ser preparada para voltar à natureza. Ele vai ser solto em dois meses, e vai precisar de cuidados por mais dois anos.  


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo