Destaques

07/08/2018 06:47 Redação I Nativa News

Alta Floresta: custo de produção do tambaqui supera preço pago pelo quilo

Em Alta Floresta, Mato Grosso, o custo total para cultivo de tambaqui é de R$ 5,19 por quilo. Segundo levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), o valor está acima do valor de comercialização, que é de R$ 5 por quilo.

De acordo com a assessora técnica da CNA Lilian Figueiredo, a alta no custo de produção não é exclusiva de Mato Grosso, e é devida ao aumento do preço da ração dos peixes, que subiu até 20% em algumas regiões. “O que vem acontecendo é que a ração tem subido bastante, nessa ultima cotação que agente fez, só a ração subiu de 15 a 20% em alguns painéis e o preço do peixe não subiram na mesma proporção. Então, por exemplo, em Alta Floresta os produtores comercializam tanto tambaqui quanto de tabatinga em tanques separados, enquanto o custo de produção fica cerca de 120 reais, a venda do tambaqui chega a 5,50, mas a venda da tabatinga fica a cinco reais”, relata Lilian Figueiredo.

A técnica explica que o lucro esta a baixa do custo de produção, e com isso tem prejudicado bastante os produtores. “O que agente tem feito é trabalhar com os produtores no sentido de como conseguir baixar esse custo, já que infelizmente o preço de venda, o produtor não consegue comandar porque quem comanda é o mercado, agente esta tentando baixar custo em relação a compra coletiva como por exemplo de ração,” afirma Lilian.

A alta do milho e do frete que influenciaram no custo da ração o que tem causado prejuízos aos produtores.

Com informações do Canal Rural


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo