Destaques

07/08/2018 06:47 Redação I Nativa News

Alta Floresta: custo de produção do tambaqui supera preço pago pelo quilo

Em Alta Floresta, Mato Grosso, o custo total para cultivo de tambaqui é de R$ 5,19 por quilo. Segundo levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), o valor está acima do valor de comercialização, que é de R$ 5 por quilo.

De acordo com a assessora técnica da CNA Lilian Figueiredo, a alta no custo de produção não é exclusiva de Mato Grosso, e é devida ao aumento do preço da ração dos peixes, que subiu até 20% em algumas regiões. “O que vem acontecendo é que a ração tem subido bastante, nessa ultima cotação que agente fez, só a ração subiu de 15 a 20% em alguns painéis e o preço do peixe não subiram na mesma proporção. Então, por exemplo, em Alta Floresta os produtores comercializam tanto tambaqui quanto de tabatinga em tanques separados, enquanto o custo de produção fica cerca de 120 reais, a venda do tambaqui chega a 5,50, mas a venda da tabatinga fica a cinco reais”, relata Lilian Figueiredo.

A técnica explica que o lucro esta a baixa do custo de produção, e com isso tem prejudicado bastante os produtores. “O que agente tem feito é trabalhar com os produtores no sentido de como conseguir baixar esse custo, já que infelizmente o preço de venda, o produtor não consegue comandar porque quem comanda é o mercado, agente esta tentando baixar custo em relação a compra coletiva como por exemplo de ração,” afirma Lilian.

A alta do milho e do frete que influenciaram no custo da ração o que tem causado prejuízos aos produtores.

Com informações do Canal Rural


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados a Gund e Caldas LTDA ME - Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo