Destaques

17/05/2018 07:19

Gestor do Cefapro de Alta Floresta e outros municípios se reúnem para referendar plano de ação formativo

Durante três dias, ao menos 50 gestores dos 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros) se reúnem em Cuiabá para discutir a formação continuada (cursos para professores) e a organização dos centros. O encontro, que iniciou ontem terça-feira (15), no Hotel Mato Grosso Palace, no centro da Capital, vai até a próxima quinta-feira.

Segundo Mirta Grisel Garcia de Kehler, da Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), serão discutidas também questões pedagógicas e administrativa. Ela explica que a reunião serve para referendar o plano de ação formativo para 2018. “Esse é o segundo encontro com gestores. Houve um processo seletivo recente de formadores, daí a importância desse encontro”, destaca.

Entre os participantes do encontro está o diretor do Cefapro de Tangará da Serra, Antônio Marcos Alves da Costa. “Vamos discutir a proposta de formação continuada para este ano, além da regulamentação dos Cefapros. Com certeza, vamos ter uma verdadeira troca de experiências”, garante.

Ele acrescenta que o Cefapro de Tangará terá, para este ano, vários cursos de formação para os professores da rede estadual de ensino.

Qualidade da educação

Para o secretário adjunto de Política Educacional, Edinaldo Gomes de Sousa, os Cefapros têm uma importância fundamental para a qualidade da educação básica de Mato Grosso, pois trabalha diretamente com as principais dificuldades nas unidades educacionais. “Os Centros trabalham com metodologia de alfabetização, metodologia aplicada na matemática e em todas as disciplinas.

Nós damos formação específica por disciplina, área de conhecimento, para que possamos oferecer suporte aos professores e, como consequência, otimizar seu desempenho docente”, observa. No entendimento do secretário, esse trabalho reflete na qualidade de ensino. Ele salienta que nos últimos anos, tem percebido uma elevação na capacidade do conhecimento dos estudantes em Mato Grosso. “Isso é fruto da ação formativa dos Cefapros nas escolas”, frisa.

Além do polo de Cuiabá, participam gestores dos polos de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Diamantino, Juara, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop e Tangará da Serra. 


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados a Gund e Caldas LTDA ME - Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo