Destaques

12/03/2018 07:10 FlorestaNet

Alta Floresta: 412 casas populares deverão ser entregues em Abril

A secretaria de Assistência Social de Alta Floresta, através do departamento de habitação, prevê a entrega de 412 casas populares no mês de abril deste ano. A informação foi confirmada pelo diretor de habitação, Bernardo Patrício, que busca as assinaturas, para uma ata, das pessoas que já estavam cadastradas, e que tiveram os cadastros enviados à Brasília. Os favorecidos receberão uma casa popular no Residencial Alvorada, 33 famílias que residem na área de risco nas proximidades do aeroporto, serão beneficiadas.

Após algumas cobranças sobre a demora na entrega das casas populares, o diretor de habitação explica. “Foram quatro anos que era para ser distribuídas estas casas, no começo, em conversa com o prefeito eu tinha até falado que poderia ser doado aqueles lotes ali e as famílias construiriam da forma que pudessem dentro de uma norma, um padrão, mas o prefeito ainda insistiu nas casas populares, e no final do ano a gente votou um projeto de lei, porque aquele projeto que tinha sido feito foi à estaca zero, a gente conseguiu resgatar o recurso junto com a secretária Luzmaia e junto com o prefeito Asiel, a gente conseguiu resgatar  recurso”, apontou Patrício.

Conforme Patrício, com o projeto indo a ‘estaca zero’, uma nova votação em Câmara de Vereadores foi necessária, esta realizada no final do ano de 2017, dando sequência à etapas, o projeto, a publicação e depois da publicação o envio da lista de 412 famílias que vão ser atendidas no programa habitacional. Patrício agradeceu os vereadores por terem atendido o pedido e possibilitado a sequência do projeto.

Sobre as famílias a serem beneficiadas, Patrício explica, “No departamento de habitação tem o cadastro das famílias, a gente selecionou algumas famílias dentro dos critérios e já mandamos pra Brasília, agora eles elaboram uma ata com essas famílias, que precisam ser assinadas para que possa dar sequência, nós estamos ligando para as famílias pra que eles venham no departamento de habitação assinar um documento para que a gente mandar pra Brasília e estar aptos a receber estas casas”.

Indagado sobre quais são as famílias da relação enviada, Patrício frisa que houve uma reunião no início do programa em 2014, feita pela secretária Luzmaia com 112 famílias, estas foram inclusas na lista para serem as primeiras a serem beneficiadas. Ainda conforme o diretor habitacional, “a dificuldade que estamos tendo, é que estamos ligando e o pessoal não atende, muitas famílias não estão atendendo, estou há 15 dias ligando e consegui até agora 310 assinaturas. Tem muita família que se inscreveu e muitas que não se enquadram na questão habitacional”, apontou.

Patrício frisa alguns critérios para casa popular habitacional: mulher chefe de família; mulher com maior número de filhos; pessoas com deficiências; idosas; com doenças graves; “estas são pessoas que têm prioridade na questão habitacional”, lembrando que após a entrega uma comissão de habitação, foi montada e que visitará as casas, “porque com certeza nestas 460 famílias, com certeza tem gente que não precisa da casa, tem gente que está numa situação confortável e outros que realmente precisam da casa, e nós não podemos pecar de fazer o erro de atender uma pessoa que não precisa e deixar de atender quem precisa”.

Sobre algumas exigências no momento do cadastramento, e posteriormente a entrega da casa, Patrício destaca que a equipe busca não repetir erros, “Nós vamos cuidar muito para não acontecer igual aconteceu nos outros programas, da pessoa ganhar uma casa e com poucos dias vender a casa, então essa pessoa não tinha precisão da casa. Vamos ser rígidos, não vamos dar casa para quem não precisa”, conclui Bernardo Patrício, diretor de habitação, solicitando que “quem fez a inscrição vá no departamento, e quem tem o perfil mas não fez a inscrição, vá nos procurar”.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados a Gund e Caldas LTDA ME - Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo