Cultura

05/04/2021 19:49

Fórum debate desafios e perspectivas da produção cultural em Mato Grosso

O evento é online e gratuito e será realizado de 16 a 18 de abril. As inscrições estão abertas até 12 de abril

Diante da pandemia de covid-19, repensar e debater o atual cenário da produção e gestão cultural é necessário e importante. Para quem trabalha na área, diversos temas sobre o setor serão discutidos, entre os dias 16 e 18 de abril, no II Fórum Mato-grossense de Produção Cultural: Desafios e Perspectivas (II ProCultura MT). O projeto foi contemplado pelo Edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O evento é totalmente gratuito e será transmitido via Youtube. Tem como objetivo integrar a área com a finalidade de compartilhar experiências e traçar estratégias capazes de potencializar o desenvolvimento de projetos e ações culturais em Mato Grosso.

As inscrições seguem abertas até o dia 12 de abril. Para os inscritos que participarem de pelo menos 70% da programação, haverá a certificação de 20 horas como atividades complementares. Para conferir a agenda completa e se inscrever, clique aqui.

Proposto por produtores culturais de Cuiabá e contando com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o encontro também pretende estabelecer um canal de diálogo entre os profissionais da cultura, para articular a classe em todo o Estado.

“É preciso fomentar as políticas que ajudem a alavancar novas possibilidades, por meio de ações conjuntas e articuladas. O Fórum é um espaço que poderá promover tais articulações”, argumenta o proponente Ronaldo José da Silva.

A abertura do evento, no dia 16 de abril, sexta-feira, às 18h, contará com a participação do Coral da UFMT e do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Alberto Machado. Em seguida, a produtora cultural Silvana Cordova media a discussão sobre o tema “Políticas da cultura no estado de Mato Grosso”.

Farão parte do debate o secretário adjunto de Cultura da Secel-MT, Paulo Traven; Eduardo Espindola, representante da Associação Mato-grossense de Produtores Culturais e o deputado estadual Alan Kardec (PDT).

No sábado (17), o assunto é economia criativa. Já no domingo (18), encerrando o evento, o debate “Espaços e perspectivas culturais: compartilhando experiências”, é mediado por Jan Moura, superintendente de Políticas Culturais da Secel-MT e pesquisador da área cultural.  

A programação conta também com apresentações de artistas mato-grossenses como o ator Eduardo Butakka, a cantora Luisa Lamar e a poetisa Luciene Carvalho.

O projeto

O projeto nasce, sobretudo, com o propósito de somar forças entre os trabalhadores da área. Fazem parte do grupo de proponentes os produtores culturais: José B. Franco Junior, Ronaldo José da Silva, Bruna Tomaz, Jailco Antonio de Lima Junior e Agnaldo Rodrigues da Silva. 

Serviço

II Fórum Mato-grossense de Produção Cultural

Inscrições: até 12 de abril

Evento: de 16 a 18 de abril

Local: Online, transmissão via Youtube. 

Informações: Site / Instagram 

E-mail: proculturamt@gmail.com 


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo