Cultura

03/03/2021 05:11

MT Escola de Teatro realiza III Mostra de Cenas OnLine

O Curso Superior de Tecnologia em Teatro da MT Escola de Teatro e da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) realiza sua III Mostra de Cenas Online. Devido à pandemia de Covid-19, desde julho de 2020 as tradicionais apresentações de encerramento do semestre letivo migraram do palco do Cine Teatro Cuiabá para as telas de computadores e celulares.

Mesmo com o fechamento das escolas e universidades em decorrência da quarentena, as aulas da MT Escola de Teatro não foram interrompidas. Desde março de 2020 as aulas do Curso Superior de Teatro têm sido ministradas de forma online e, por consequência, todo o processo de construção dos espetáculos teatrais tem sido feito remotamente, por meio do uso de aplicativos como Zoom Sympla.

Trata-se da aplicação do conceito de “Teatro expandido”, utilizado para designar as potencialidades das tecnologias da Era digital na cena teatral.

"A pandemia fez mudar a forma como consumimos cultura. Por causa do distanciamento social, o lazer e o acesso às artes têm sido pelos conteúdos disponíveis nos meios eletrônicos e digitais, tudo de dentro da nossa própria casa. Isso nos deu a ideia de trabalharmos com os estudantes também dessa maneira", esclarece Flávio Ferreira, diretor artístico da MT Escola de Teatro.

Rodolfo Vasquez García, Coordenador das Áreas Artísticas da MT Escola e um dos percursores do teatro digital no Brasil, também destaca essa migração para ferramentas online: “A experiência provocada pelo Teatro digital é equivalente ado teatro presencial: nele estão o “ao vivo”, o “aqui agora” e a interação com a plateia”.

APRESENTAÇÕES

Serão apresentadas duas peças, com cerca de 20 minutos de duração cada uma. As duas têm a obra “O Amanhã Não Está à Venda”, de Ailton Krenak, como inspiração.

A primeira é“Depois do fim do mundo vem sempre um outro dia”, uma distopia sobre a chegada à Terra do astronauta Jarbas Tante, séculos depois de uma extinção em massa que motivou uma grande fuga dos seres humanos para um outro planeta. A segunda é “Desconexões à milanesa ou O lance de dados sem Deus”, obra cênica criada remotamente, que serpenteia pelas práticas teatrais presenciais e descobertas experimentais no novo estado de presença corpo-espaço-agora (online), lançando no ar um possível continuar.

A III Mostra de Cenas Online ocorre dia 06 de março (sábado), às 19h, no espaço digital da MT Escola de Teatro, com entrada gratuita pela plataforma Sympla. Para obter os ingressos gratuitos e assistir a Mostra, acesse o link: https://www.sympla.com.br/iii-mostra-de-cenas-online---mt-escola-de-teatro__1143508


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo