Cultura

20/07/2016 15:36 Kariny Santos

Grupo de dança “Conexão Break” de AF conquista segundo lugar de Festival de dança de Tabaporã

Aconteceu na noite do último sábado (16) no município de Tabaporã-MT, o XI Festival de Dança, organizado pela secretaria de cultura do município. O festival aconteceu na Praça dos Desbravadores, e reuniu centenas de pessoas, tanto para prestigiar quanto para participar do evento, que mobilizou equipes de dança de diversos municípios do estado de Mato Grosso.

O XI Festival de dança trata-se de um evento público, e compreendeu uma competição que abrange grupos de danças regionais, diversas categorias foram abrangidas desde crianças até jovens dançarinos representaram os municípios de Claudia, União do Sul, Lucas do Rio Verde, Tabaporã Alta Floresta e Juara.

O grupo “Conexão Break” de Alta Floresta, participaram do festival e concorreram na categoria B Adulta, que teve como estilo “Dança de Rua” e voltaram para casa com o premio de segundo lugar e R$ 700,00 em moedas correntes. O grupo é composto por Maicon Renato, Sandi Colombo, Higor Fernando, Bruno Pereira, Juliano Viana e Brain Azevedo.

Dos critérios de avaliação destacaram-se: a pontualidade, figurino, criatividade, harmonia, presença de palco, ritmo, expressão corporal e repertório. O dançarino de Alta Floresta Maicon Renato também recebeu o troféu de melhor bailarino.

dança de rua, ou Street Dance é um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados (acompanhados de expressão facial) originou-se nos Estados Unidos, em 1929, época da quebra da bolsa de Nova York e da grande crise econômica. Músicos e dançarinos dos cabarés americanos urbanos, desempregados como consequência da crise, passaram a realizar suas performances nas ruas. Nas décadas seguintes (30 e 40) outros ritmos de origem afro-americana, como o Blues e o Rhytm and Blues influenciaram a dança de rua. No fim dos anos 60, o cantor americano James Brown criou um novo ritmo que influenciou muito a dança de rua: o Soul (ritmo de origem afro-americana). Mais tarde, o funk (também de James Brown), a música Disco e o Rap também influenciaram a dança de rua. O Breaking surgiu na década de 80 como uma vertente da dança de rua, e foi disseminado pelo mundo rapidamente, tendo como principal precursor o americano Michael Jackson.

A dança de rua sempre foi associada à cultura e a identidade negra, sobretudo a partir da década de 70, o movimento que teve início com a dança se estendeu para outras manifestações culturais e artísticas, como a pintura, a poesia, o grafite e o visual (modo de se vestir, de andar, etc.). A esse novo estilo nascido nos guetos nova-iorquinos (Bronx, Brooklin e Harlem) deu-se o nome de Hip – Hop.

Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj’s e Mc’s, e Street Dance.

Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança).


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados a Gund e Caldas LTDA ME - Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo