Cidade

18/02/2021 13:50

Azul anuncia retorno das operações em Ji-Paraná e Cacoal, no estado de Rondônia

Ji-Paraná terá voos em maio enquanto Cacoal deve voltar à malha da companhia a partir de agosto;

Vendas começam no próximo sábado e prazo estimado de retomada segue o calendário de conclusão das obras de melhorias nos aeroportos das cidades

A partir de 03 de maio e 02 de agosto, Ji-Paraná e Cacoal, respectivamente, voltarão a receber aeronaves da Azul. Com a previsão da conclusão das obras de melhoria nos aeroportos das cidades, a companhia anuncia o planejamento de operar um voo diário para cada destino com frequências para o Aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá, capital do Mato Grosso. As passagens para os voos, que seguirão os protocolos sanitários adotados pela empresa desde o início da pandemia, estarão disponíveis para compra em todos os canais oficiais da Azul a partir do próximo sábado (20).

Voando a bordo das aeronaves Embraer 195 E1, para 118 lugares, os Clientes de Ji-Paraná e Cacoal poderão se conectar para outros 24 destinos nacionais com uma conexão na capital mato-grossense. De lá, a empresa oferta ligações com Santos Dumont, no Rio, Brasília, Guarulhos e Campinas, em São Paulo, Campo Grande, Porto Velho e destinos no próprio estado do Mato Grosso com a Azul e Azul Conecta, como Alta Floresta, Sorriso, Sinop, Juína, Água Boa e São Felix do Araguaia.

"A retomada nestas cidades vai reconectar o interior do estado de Rondônia com toda a malha doméstica e internacional da Azul, reativando o fluxo turístico e econômico de toda a região. Esperamos que os prazos que estabelecemos sejam suficientes para a conclusão dos processos de certificação do IFR, cercas operacionais e outras obras que são determinantes para o nosso retorno. Temos expectativa de que o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia consiga honrar esses prazos, permitindo o acesso da sociedade de Ji-Paraná e Cacoal ao transporte aéreo com maior qualidade, uma vez que essas melhorias na infraestrutura dos aeroportos vão ajudar a garantir a regularidade de nossas operações", pontua Vitor Silva, gerente de Planejamento de Malha da Azul.

 

O novo padrão de limpeza e segurança da Azul
A Azul reforçou a limpeza de suas aeronaves a cada voo e à noite, seguindo os protocolos sugeridos pela IATA e Anvisa. A companhia também foi a primeira do país a tornar obrigatório o uso de máscaras por Tripulantes e Clientes, tanto a bordo quanto em solo. Em outra iniciativa pioneira, a Azul passou a medir a temperatura dos Tripulantes a cada início de turno, aumentando a confiança em solo e a bordo e preservando a vida e a segurança de todos.

A companhia tem orientado o check-in pelo aplicativo e, para aqueles que precisa despachar a bagagem, sugere o uso das bancadas digitais de autoatendimento, em que o próprio Cliente etiqueta sua bagagem sem contato com a tela dos tablets. Para o embarque, a Azul lançou o Tapete Azul, tecnologia pioneira no mundo, que é composto por um conjunto de projetores e monitores. Por meio de realidade aumentada, projetores no chão formam um tapete virtual colorido e móvel que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento. A inovação vem proporcionando uma diminuição de cerca de 25% no tempo em que uma pessoa leva entre embarcar e sentar dentro do avião e, de quebra, contribui para o distanciamento social, já que os Clientes convocados para o embarque ficam a quatro metros de distância entre si.

A bordo da aeronave, lenços umedecidos estão à disposição para uso dos Clientes e dos Tripulantes da Azul e sachês de álcool em gel são distribuídos a todos os viajantes. A companhia também tem utilizado descontaminantes bactericidas que contam com um princípio ativo que elimina vírus e bactérias em 99,99% dos casos.

Além disso, a empresa também adotou o sistema de raio ultravioleta da Honeywell para a limpeza do interior de suas aeronaves. O UV Treatment System é capaz de auxiliar a limpeza do interior de uma aeronave em menos de 10 minutos. A tecnologia representa uma camada a mais de segurança que será gradualmente introduzida na frota da Azul, a primeira empresa aérea da América Latina a trazer essa inovação.

Somando-se a isso e à limpeza dupla nos assentos, mesinhas, bolsão, banheiros, encosto de cabeça, cinto de segurança, janela, paredes e compartimentos superiores, a Azul vem atendendo todas as normas de procedimento de limpeza e desinfecção sugeridas pelas autoridades sanitárias. O serviço de bordo passou a ser realizado ao final do voo, garantindo o uso da máscara durante toda a viagem, e o desembarque agora é realizado por fileiras, evitando as costumeiras aglomerações no corredor no momento de saída da aeronave.

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Jose Lucio Junqueira Caldas
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