Cidade

23/11/2020 16:41

Seduc promove encontro com representantes de regionais do Cefapros de Mato Grosso

Diretores de 15 polos regionais do Centro de Formação e Aperfeiçoamentos dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) foram recebidos na quinta-feira (19.11) pelo secretário de Educação, Alan Porto, para uma reunião presencial na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que tratou sobre o alinhamento do processo de transformação das unidades para alavancar o ensino na rede estadual de ensino.

A rodada de diálogos faz parte do plano de ação que a Seduc promove com os profissionais da educação dos municípios para reestruturar os planos pedagógicos com foco no alcance de melhores resultados. 

Alan Porto afirmou que o objetivo é construir uma relação de proximidade, sempre dialogando com os coordenadores, para poder criar projetos voltados para a área pedagógica, abrangendo toda a comunidade educacional.

“Eu tenho certeza que vamos ter condições de contar com a força de trabalho de cada Cefapro municipal, eles serão os grandes representantes da Seduc nos polos. A presença dos representantes de cada unidade é extremamente importante, pois as ações que iremos desencadear na área pedagógica focadas no sistema estruturado de ensino, formação continuada necessita da participação e presença de todos, e isto é fundamental para melhorias da rede ensino”, disse Alan Porto.

Diálogo com os diretores

Edileusa Maçaneiro, diretora do polo Cefapro de Alta Floresta, ressalta que o monitoramento de como a formação oferecida melhora o desempenho escolar é fundamental.

“Eu destaco, em toda a proposta apresentada hoje, a questão do monitoramento. Eu acredito que em todas as ações passam por monitoramento a possibilidade de ter um resultado positivo é muito maior”, conta.

Já Mary Carneiro Rezende, da unidade do Cefapro do polo de Barra do Garças, avalia que a proximidade dos Cefapros com a Seduc vai melhorar os resultados. “Vamos ser o olho da Seduc lá, as ações que a Seduc faz na sede nós vamos estar levando aos municípios, então eu vejo como positivo estarmos mais próximos das escolas. É desafiador, mas nós aceitamos esse desafio e eu acredito que a gente vai avançar”.

O professor Alessandro Torres de Arruda, do Cefapro de Cáceres, afirma: “Pensamos que isso é importante para a melhoria da proficiência. É importante estarmos dialogando juntos sobre essa reestruturação, para que venha mesmo a ter resultado na ponta, que é a melhoria de resultados dos nossos alunos”.

Melhorias pedagógicas

Durante o encontro, foram apresentados o conjunto de práticas inovadoras para melhorias na educação. Faz parte do pacote o sistema estruturado de ensino que será uma solução pedagógica, que inclui material apostilado de excelência aprendizagem dos alunos; a plataforma digital de ensino; e a formação continuada dos professores de acordo com as necessidades das escolas; e o sistema de avaliação permanente dos estudantes.

O Cefapro tem um importante papel na educação da rede estadual, pois atua na política de formação continuada de professores. O órgão é um forte aliado da Seduc na construção e execução de projetos e programas que somam esforços para garantir uma educação de qualidade aos estudantes.

Segundo o secretário adjunto Executivo da Seduc, Amauri Fernandes, que também participou da reunião, “o Cefapro tem uma enorme competência, queremos ampliar essa atuação das unidades, pois conhecem a rede para trabalhar na implantação de novas mudanças positivas na educação”.

Ainda durante o encontro, a secretária adjunta de Gestão Educacional, Irene Costa, apresentou o planejamento dos protocolos de biossegurança contra o coronavirus que serão implantadas nas 759 escolas da rede estadual de ensino antes do retorno às aulas.

Para organização de todas as unidades e implantação das medidas de controle exigidas pelas autoridades de Saúde, a Seduc vai destinar um orçamento para compra dos materiais: álcool em gel, máscara, termômetro e outros recursos para demarcações dos espaços de distanciamento. 

Instrução normativa 11/2020 com todos os detalhes desse procedimento já foi publicada na edição do Diário Oficial da União do dia 16 de novembro.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo