Cidade

23/11/2020 06:18 Gazeta Digital

ALERTA: 5 novos golpes que os bandidos aplicam em Mato Grosso

Todos os dias estelionatários criam golpes com o objetivo de tirar dinheiro de pessoas inocentes. Alguns já estão mais conhecidos, como o falso sequestro ou do parente que liga pedindo dinheiro. O  listou 5 novos golpes que estão sendo aplicados para que você possa se prevenir.

De acordo com a Polícia Civil, em Mato Grosso, somente no primeiro semestre de 2020, foram aplicados 4.305 golpes, que podem ser presenciais, por ligação telefônica ou pela internet.

 

Para ajudar as pessoas a ficarem mais alertas e também a se prevenirem, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) lançou uma cartilha com os golpes mais praticados no estado. Confira alguns que ainda são pouco conhecidos.

 

1- Atualização de dados da Netflix
Os golpistas mandam e-mails falsos afirmando que os dados de pagamento do usuário estão desatualizados. Ao clicar no link e preencher os dados, a vítima envia para os criminosos os dados do cartão de crédito.

 

O que fazer?
Confira o e-mail recebido e busque itens de verificação da Netflix. Na dúvida, nunca passe informações do cartão de crédito.

 

2- Videoconferência falsa
Com a pandemia, diversas instituições estão realizando palestras e cursos de forma virtual. Os golpistas então enviam convites para participar de reuniões e eventos em plataformas como o Zoom, Google Meets e Microsoft Teams. Quem clica no link acaba instalando um programa que copia dados da vítima.

 

O que fazer?
Se você não se inscreveu em nenhum curso on-line ou agendou uma reunião, não aceite o convite. Se for de alguém conhecido, confirme a veracidade com a pessoa antes de clicar no link. É importante ficar atento porque os golpistas mandam links muito semelhantes aos das plataformas reais para confundir os usuários.

 

3- Falso auxílio-cidadão
Uma das táticas utilizadas pelos criminosos é enviar e-mails e mensagens dizendo que a pessoa tem direito ao auxílio-cidadão de R$ 600 do governo federal, mas que é preciso fazer um cadastro para sacar o dinheiro. Ao preencher o formulário, a vítima oferece facilmente todos os dados pessoais.

 

O que fazer?
Não acredite em mensagens "boas demais para ser verdade". O auxílio-cidadão é liberado pela Caixa Econômica, que não envia e-mails ou mensagens no WhatsApp para as pessoas. Não responda e-mail do tipo e sempre cheque a informação com a fonte oficial.

 

4- Golpe do PIX
O PIX, novo serviço para o pagamento de contas e transferência de dinheiro mal começou a funcionar e os golpistas já estão enganando as pessoas. Como os bancos estão realizando o cadastro de usuário do PIX, os criminosos enviam mensagens para que a pessoa cadastre o seu PIX e ao preencher os dados, acaba perdendo dinheiro.

 

O que fazer?
A recomendação do Banco Central é que o usuário só cadastre a sua chave PIX nos bancos e financeiras. Para isso use o site oficial ou aplicativo para não correr riscos.

 

5- Falsa pesquisa sobre a covid-19
Você recebe uma mensagem pelo WhatsApp em que a pessoa se identifica como pesquisador de um determinado instituto ou do Ministério da Saúde que está realizando um estudo sobre a covid-19. As primeiras perguntas são sobre sintomas em familiares e da própria pessoa que podem ser de covid-19.

 

Depois, o golpista afirma que para confirmar a participação é preciso receber um código pelo celular. Quando a pessoa informa o código recebido, tem o WhatsApp clonado, onde os criminosos aproveitam para pedir dinheiro à sua lista de contatos.

 

O que fazer?
Desde o início da pandemia o Instituto Datafolha realiza as pesquisas sobre covid-19 por telefone. De nenhuma forma envie códigos que receber por mensagem para outras pessoas e sempre desconfie de mensagens de desconhecidos.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo