Cidade

18/11/2020 06:04

Laboratório de Artes Cênicas orçado em mais de R$ 600 mil será construído no Campus do IFMT Alta Floresta

Campus Alta Floresta, com o objetivo de atender as demandas de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Artes, publicou a licitação com o valor estimado de R$ 629.086,47(seiscentos e vinte e nove mil e oitenta e seis reais e quarenta e sete centavos) para a contratação de obra de edificação do Laboratório de Artes Cênicas do Campus, espaço com características de um teatro multiconfiguracional, sem plateia fixa, que servirá também como um equipamento cultural para a comunidade acadêmica e externa. A obra será edificada anexa ao Campus, na Rodovia MT-208, Loteamento Aquarela-Hamoa.


Desde 2017, quando foram iniciadas as atividades no prédio do Campus, uma sala de aula foi adaptada para ser o Laboratório de Artes Cênicas. Mesmo improvisado, este espaço foi utilizado nos últimos anos para as atividades práticas da disciplina de Artes e projetos relacionados à arte e cultura, como ensaios, apresentações, experimentos cênicos e desenvolvimento de pesquisas. No entanto, com o crescimento do Campus e consolidação de vários projetos, as artes cênicas tornaram-se uma importante marca da instituição, necessitando de mais estrutura e apoio.


Além das atividades integradas ao currículo escolar, o Campus Alta Floresta conta desde 2016 com um grupo de teatro, o Fulcro Abstração, formado por estudantes dos Cursos Técnicos em Administração e Agropecuária Integrados ao Nível Médio e dirigido pelo professor Eduardo Machado. Além de um trabalho contínuo de iniciação às artes cênicas, o grupo já encenou vários espetáculos para a comunidade e representou o IFMT em diversos eventos, entre eles, festivais de porte nacional.


Para a aluna egressa do Campus e fundadora do grupo Fulcro Abstração, Sara Emily, “como egressa do Ensino Médio Técnico Federal, considero imprescindível um espaço como o Laboratório de Artes Cênicas, não somente por ser um espaço pensado, com uma estrutura adequada, mas por ser um ponto de encontro e aprendizado de vida, um espaço de refúgio e criatividade.”


Para o professor de Artes/Artes Cênicas Eduardo Machado, “ter um espaço dedicado à experimentação e criação artística num ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e emocional dos nossos estudantes. Além disso, como equipamento cultural, poderemos promover o encontro de todos os envolvidos no processo escolar, servidores, estudantes, familiares e a comunidade com mais acesso à fruição artística”.


O Chefe do Departamento de Ensino Marcos Peixoto, destaca o trabalho realizado pelo prof. Eduardo, levando nosso Campus a se destacar em nível local, estadual e federal, além dos reflexos positivos na formação de nossos discentes. Esse espaço ampliará as possibilidades de múltiplas ações, fortalecendo o engajamento da comunidade interna e externa. Parabéns aos envolvidos nessa importante conquista.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo