Cidade

02/07/2020 15:07 Assessoria de Comunicação

Nova Monte Verde recebe o título Prefeito Amigo da Criança pela Fundação Abrinq

O município está no seleto grupo definido pela Fundação Abrinq. A prefeita Beatriz de Fátima Sueck Lemes, foi uma das gestoras agraciadas com o título “Prefeito Amigo da Criança”. A iniciativa mobiliza e apoia tecnicamente gestores na implantação de ações e políticas, que resultem em avanços e transformações positivas na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. O resultado foi divulgado na manhã de quarta-feira (01).

A Fundação Abrinq buscou avaliar os avanços na gestão das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes e os resultados concretos alcançados na atual gestão municipal. Para a definição dos municípios que seriam reconhecidos com o Prêmio de Prefeito Amigo da Criança, Reconhecimento Pleno, foi utilizado critério estatístico, selecionando-se aqueles de maior pontuação relativa na avaliação geral.

Estavam pleiteando o Prêmio municípios do País inteiro, porém 50 municípios do Estado de Mato Grosso fizeram adesão ao Programa e apenas 4 conseguiram concluir todas as etapas. A essa avaliação de caráter técnico, somou-se avaliação política, que considerou o cumprimento de normas e princípios da administração pública.

Nestes quatro anos, o município recebeu do Programa PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA suporte técnico em diversos temas relacionados à gestão das políticas da infância e adolescência e ao final da 6ª edição (2017/2020), o programa reconhece PLENAMENTE os esforços de gestores públicos municipais e de suas equipes na promoção e defesa de direitos de crianças e adolescentes.

“Me sinto muito honrada em receber da Fundação Abrinq o título Prefeito Amigo da Criança gestão 2017 -2020, pois quando fiz a adesão ao Programa tinha como objetivo implementar a Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em nosso município de forma planejada, participativa, intersetorial e sustentável”, destacou a prefeita lembrando do trabalho desenvolvido no período. “Nestes 04 anos, muitos foram os desafios, mas grandes foram os avanços também. Posso aqui citar com orgulho o fortalecimento da Rede de Proteção e a instituição da integração e intersetorialidade das políticas de saúde, educação e assistência social. Hoje em nosso município a criança é realmente um sujeito de direitos que deve ser cuidada por todos, sem exceção”.

A articuladora municipal do programa, assistente social Janete Soares, o benefício intrínseco ao prêmio foi que, durante este período de quatro anos, o programa assessorou e acompanhou a gestão por meio de materiais de apoio, suporte técnico sob demanda, realização de seminários, webinars, pareceres técnicos e por meio da Rede Prefeito Amigo da Criança – foi possível trocar experiências e ter contato com práticas transformadoras implementadas em diversos cantos do país. “Fiquei feliz agora, a notícia é bem vinda. Prefeito Amigo da Criança não é só pelo selo, pelo reconhecimento mundial, mas por conta da mudança de políticas públicas, com a metodologia da Unicef e Abrinq, conseguimos entender que todas as crianças são de todos. O selo vem consolidar a rede que envolve todos os setores”.

De acordo com a prefeita, o reconhecimento por meio do Prêmio Prefeito Amigo da Criança reforça ainda mais o compromisso desta gestão com as pessoas de 0 a 18 anos, prioridade absoluta aos direitos da criança e do adolescente. Da mesma forma, o reconhecimento também demonstra todo o esforço que a gestão teve em integrar e articular a rede de proteção, para que de fato a Proteção Integral acontecesse em Nova Monte Verde. Pois somente assim, através da união das equipes, da coletividade, da troca de informações, do planejamento intersetorial é que se pode afirmar que o cuidado integral e integrado para crianças e adolescentes ocorreu na prática.

“Agradeço a oportunidade de participar deste pleito e espero que a próxima gestão também faça a adesão ao programa para continuar este importantíssimo trabalho. Agradeço a Equipe PPAC que nos deu total apoio e fez com que chegássemos até aqui concluindo cada etapa deste valoroso processo e principalmente as equipes da Assistência Social, Saúde e Educação, que conseguiram pôr em prática todas as ações garantindo mais qualidade ás nossas crianças e adolescentes monteverdenses”, concluiu a prefeita Beatriz de Fátima Sueck Lemes.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo