Cidade

03/06/2020 08:34 TV Centro América

Conselho de Pesca nega pedido de pescadores de MT na alteração na data de proibição da pesca

Entre os dias 1º de outubro de 2020 e 31 de janeiro do ano que vem será proibida a pesca em Mato Grosso. Os pescadores sugerem alteração nas datas porque se dizem prejudicados pela crise provocada pela pandemia da Covid-19.

O período de defeso foi aprovado pelo Conselho Estadual de Pesca e o secretário executivo de Meio Ambiente, Alex Marega, afirma que os rios localizados na divisa com outros estados ou fronteira com a Bolívia não deixarão de ser fiscalizados.

Durante o período de proibição da pesca, os profissionais recebem um auxílio chamado de seguro defeso no valor de um salário mínimo pelo período de 4 meses. Em Mato Grosso são mais de 9 mil trabalhadores cadastrados e que dependem exclusivamente da pesca.

Para esse ano, a associação que representa esses pescadores solicitou que o período de defeso fosse menor, de dezembro até fevereiro. Um dos motivos é a pandemia do novo coronavírus, os pescadores ficaram impossibilitados de trabalhar.

Para a professora e diretora de biologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Lúcia Mateus, não seria o ideal. Ela monitora a reprodução dos peixes nas baías hidrográficas do estado e afirma que o período proibitivo adotado a partir de outubro é o essencial para a sustentabilidade da prática da pesca.

"O que os dados tem demonstrado é que outubro e novembro são os meses de pico, com a sugestão, ficaria apenas com o mês de dezembro. Fevereiro tem uma baixa probabilidade dos peixes estarem em reprodução, então a maioria já se reproduziu. Baseado nesses dados, os conselheiros acharam que deve continuar com o período de defeso iniciando em outubro e finalizando no final do mês de janeiro”, afirma.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo