Cidade

Aripuanã 10/02/2020 07:39 Jeniffer Thaís Layter -Coordenadora de Vigilância em Saúde

Aripuanã: Vigilância emite nota de alerta sobre comércio e uso irregular de medicamentos sem registro

Considerando os eventos a saúde relacionada ao consumo de “medicamentos fitoterápicos” a Coordenação de Vigilância Sanitária de Aripuanã faz os seguintes esclarecimentos e alerta à população: 

Alertamos que produtos sem o registro da ANVISA não oferecem as garantias de eficácia, segurança e qualidade que são exigidas para produtos sob vigilância sanitária. Sem esses requisitos mínimos, os produtos irregulares representam um alto risco de dano e ameaça à saúde das pessoas. 

O consumo de medicamentos fitoterápicos irregulares, sem o devido registro ou notificação na ANVISA, podem colocar em risco a saúde da população, pois, podem conter outros componentes ativos não conhecidos em sua formulação. Vincular a frase “produto natural” é equivocado, pois, todo o medicamento sendo fitoterápico ou não podem causar efeitos indesejados a saúde.

É importante reforçar que o uso de medicamentos sem o aconselhamento e acompanhamento de profissional médico poderá trazer riscos à saúde do paciente.

Cabe ao consumidor ser crítico e responsável com a própria saúde no momento de consumir medicamentos sem prescrição médica.

A população precisa estar atenta quanto à procedência destes produtos, buscando sempre adquiri-los em locais licenciados, farmácias e drogarias, observando os dados de rotulagem.

A Vigilância Sanitária de Aripuanã comunica ainda que “A revenda irregular de produtos pode configurar crime contra a saúde pública”. É proibido rotular, associar por meio de propaganda, comercialização e revenda de produtos com indicação terapêutica ludibriando o público.

A Vigilância Sanitária se empenha em combater o comércio e a propaganda irregular de produtos, mas o cidadão precisa estar consciente do risco que esta prática representa para a saúde quando se tratam de produtos sob vigilância sanitária.

Nossa missão como Vigilância Sanitária é promover e proteger a saúde da população.

Aproveitamos para informar a população de que a vigilância sanitária está trabalhando com um novo Sistema a nível de Estado e através dele podem ser realizadas denúncias de forma segura e sigilosa através do endereço http://sistemas.saude.mt.gov.br/# ou pelo telefone (66)3565-1400.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo