Cidade

“Cota Zero” 08/02/2020 05:55 Bruno Garcia/Midianews

Governo de MT admite recuar em pontos do projeto ´Cota Zero´

O secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho admite a possibilidade de o Governo recuar em alguns pontos do projeto de lei da "Cota Zero" e garante que o Executivo tem "humildade" suficiente para reconhecer os erros caso existam.


“O Governo tem humildade de, em qualquer momento, se a gente ver que nós erramos, de não ter problema nenhum em voltar atrás. Temos a nossa humildade de reconhecer nossos erros, pois não somos perfeitos”, declarou Mauro Carvalho em entrevista à Rádio Centro América.


O projeto “Cota Zero”, que retorna a pauta da Assembleia Legislativa, prevê a proibição do abate e transporte de peixe nos rios de Mato Grosso pelo período de cinco anos. A mensagem, ao entrar em pauta no ano passado, gerou polêmica e protestos dos pescadores e ribeirinhos de Mato Grosso.

O Legislativo, então, encomendou um levantamento com dados técnicos para analisar a viabilidade ou não. “Essa discussão realmente tivemos com a Assembleia Legislativa. Num debate franco e verdadeiro, coordenado pelo deputado Eduardo Botelho, e esses estudos estão sendo feito pela própria Assembleia”, lembrou Carvalho.


O secretário-chefe ressaltou que vem se reunindo com representantes de colônias de pescadores e empresários do ramo dos produtos de pescaria, e vem filtrando as críticas e sugestões. “A colônia de pescadores pediu, inclusive, a liberação da pesca do dourado. Sem fazer estudo nenhum, é nítido que a proibição da pesca do dourado deu resultado. Eles pedem a liberação da pesca do dourado porque ele é um peixe predador, grande e a quantidade de dourados que tem hoje nos rios é muito forte”, pontuou Mauro Carvalho.


O secretário analisou que com esse exemplo de proibição validaria o projeto “Cota Zero”.

“Queremos esse resultado para atrair turismo para Mato Grosso, que é a maior indústria mundial. Não temos que deixar que muitos brasileiros saiam daqui para pescar na Argentina. Temos que atrair essas pessoas para cá, para que os setores ligados a pesca tenham grandes oportunidades na geração de emprego e renda. Esse é o objetivo do projeto transporte zero”, concluiu.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo