Cidade

Cuiabá 08/02/2020 05:33 Flávia Borges, G1 MT

Professora é investigada por 'gordofobia' em MT após denúncia de preconceito contra aluno obeso

O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou procedimento preparatório para apurar a denúncia de uma mãe que relatou que uma professora da Escola Estadual Dom José do Despraiado, em Cuiabá, pratica bulling contra seu filho de 10 anos desde 2018. A portaria foi assinada na quarta-feira (5).

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) foi procurada, mas ainda não respondeu quais procedimentos deve adotar a partir da denúncia.

A criança, caso seja comprovada a denúncia, pode ser alvo de “gordofobia”, já que as pessoas com o transtorno normalmente têm um comportamento de julgamento em relação a pessoas gordas, criticando-as, ridicularizando-as e fazendo com que se sintam anormais.

Consta na denúncia feita pela mãe que a professora faz agressões verbais ameaçadoras porque a criança é obesa e todas as vezes que tem oportunidade o associa a personagens que são gordos. Com isso, segundo a mãe, a criança fica constrangida. Além disso, conforme a denúncia, a professora deixa a criança constantemente de castigo sob a alegação de que o menino não copia a matéria exposta no quadro.

O promotor de Justiça Luciano André Viruel Martinez, da 19ª Promotoria de Justiça da infância e Juventude da Comarca de Cuiabá, que assina a portaria, destaca que o Estatuto da Criança e do Adolescente deixa claro que “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”.

0 procedimento preparatório deverá ser concluído no prazo de 90 dias, prorrogável por igual prazo, uma única vez, em caso de motivo justificável.

O promotor deu prazo de 20 dias para que o setor psicossocial do núcleo de infância do MPE elabore um relatório técnico sobre o caso.

Ele também determinou que o procedimento preparatório deve ser mantido em sigilo.


Banner whats nativa news

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo