Cidade

02/12/2019 06:14 FERNANDA ESCOUTO/ hipernoticias

Lei estadual cria o dia do guaraná ralado em Mato Grosso

Conhecido por quase todos os cuiabanos, o guaraná ralado, bebida típica da região, agora tem uma data especial no calendário. Nesta sexta-feira (29) foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), a lei que institui o “Dia Estadual do Guaraná”, que será comemorado, anualmente, no dia 5 de abril.

A Lei, n° 11.010, de autoria do deputado estadual Max Russi (PSB), foi assinada pelo governador Mauro Mendes (DEM) e passa a entrar em vigor a partir da publicação do DOE.

 

Bebida típica de Cuiabá, símbolo de Mato Grosso conforme Lei nº 7.262, de 16 de fevereiro de 2000, o guaraná ralado é uma das referências culturais do estado.

“Primitivamente existente na bacia amazônica, em torno das localidades de Maués e Parintins, no estado do Amazonas, as primeiras notícias sobre o guaraná vieram de viajantes que, em séculos passados, percorrendo o interior do Brasil, tomaram conhecimento de uma pasta, endurecida em bastões pelo calor e pela fumaça, que os habitantes da região dissolviam em água para fazer uma bebida”, diz trecho do texto da Lei  n° 11.010.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo