Cidade

02/11/2019 06:09

Rota do Oeste lança campanha Clima Tempo durante período chuvoso

Pista molhada, baixa visibilidade, perda da capacidade dos freios, são alguns dos fatores que colocam em risco a segurança de quem dirige durante as chuvas em rodovias. Diante dessa realidade e das previsões meteorológicos, que andam ‘prometendo’ chuvas intensas para Mato Grosso, a Concessionária Rota do Oeste lança nesta sexta-feira (01.11) a campanha Clima Tempo. Além de atuar estrategicamente em pontos que demandam mais atenção, a iniciativa tem como foco alertar os motoristas sobre os pontos com chuva e os cuidados a serem adotados quando o tempo fecha.

Como parte das ações, a Concessionária fez um mapeamento do trecho sob concessão durante o período chuvoso, que vai até março. O levantamento aponta as ocorrências mais frequentes nesta época são as saídas de pista (35,5%), colisões traseiras (13%), capotamentos (12%) e tombamentos (11%).

O gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, reforça que os cuidados com os veículos e com a direção devem ser redobrados durante o período chuvoso. Orienta que quem vai seguir viagem deve obrigatoriamente revisar os veículos e, nesta época do ano, a atenção deve ser muito maior com os pneus, freios e não podemos esquecer de verificar as condições de uso das paletas dos limpadores de para-brisa.

“Pneus desgastados e freios ineficientes representam perigo o tempo todo, o que é potencializado em uma pista molhada, que fica naturalmente mais escorregadia. O limpador de para-brisa é o dispositivo que vai garantir a visibilidade do motorista, então tem que ser trocado quando estão desgastados. A ineficiência desses três elementos pode resultar em saídas de pista, colisões, entre outras ocorrências”, explica o gerente.

Além das orientações de segurança, durante a campanha Clima Tempo todo o aparato operacional da Concessionária estará disponibilizado estrategicamente para atender de forma satisfatória os usuários. “Assim como ocorreu durante o período de queimadas, fizemos o mapeamento dos pontos onde há aumento de ocorrências durante às chuvas e vamos atuar nessas regiões. Toda a nossa estrutura está posicionada de maneira pré-ordenada para garantir mais segurança aos usuários”, esclarece Ferreira.

Ainda como parte das ações, a Rota do Oeste passa a informar nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) os pontos com chuva e as condições de tráfego ao longo da rodovia. Os usuários também podem obter informações atualizadas no 0800 065 0163 (que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana), nas praças de pedágio e nas bases de atendimento ao usuário. Os dados também estão disponíveis nos boletins de tráfego do site www.rotadooeste.com.br . E se precisar da Rota do Oeste, é só chamar pelo 0800 também.

Você já sabe, mas não custa lembrar:

  • A segurança vem sempre em primeiro lugar;
  • A pista molhada fica mais escorregadia e o tempo de resposta dos freios é mais demorado;
  • Reduza a velocidade durante as chuvas ou em pista molhada;                 
  • Se a visibilidade estiver prejudicada em decorrência das chuvas, ‘encoste’ o veículo em local seguro e aguarde;
  • Antes de seguir viagem, confira condições de freios, pneus e limpadores de para-brisa;
  • Lembre-se que a visibilidade está comprometida para todos;
  • Aumente a distância em relação ao veículo da frente;
  • Se necessário, chame a Rota.

Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo