Cidade

10/09/2019 17:15 OlharDireto

CPTEC emite alerta de onda de calor nos 141 municípios de MT

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), emitiu um alerta de onda de calor nos 141 municípios mato-grossenses. O aviso começou na segunda-feira (9) e segue até sexta-feira (13). Ao longo da semana, os termômetros devem ficar na casa dos 40ºC e a umidade em torno de 15%.


Nesta terça-feira (10), a máxima apontada é de 38ºC. Na quarta e quinta-feira (11 e 12), os termômetros podem marcar 40ºC. Na sexta-feira (13), a máxima é de 39ºC e no sábado (14) pode atingir os 41ºC. As chances de chuva são de apenas 5% em todos os dias, mas em áreas isoladas. 


Na última sexta-feira (6), Cuiabá bateu recorde de calor chegando à marca dos 42ºC de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Essa é a maior temperatura do ano registrada até o momento.


O alerta da onda de calor também está sendo enviado pela Defesa Civil através de SMS. Para aderir ao sistema de prevenção é muito simples: se você receber mensagens de texto da Defesa Civil em seu celular informando sobre o serviço de alerta de desastres, basta responder com o CEP residencial.


Assim, o usuário é cadastrado automaticamente e começa a receber as orientações. Caso não chegue nenhum SMS, é possível aderir ao sistema mandando mensagem de texto com o CEP de casa para o número 40199.


Consequências para a saúde
O tempo seco pode causar diversos problemas para a nossa saúde como rinite, irritação nos olhos, asma, ressecamento da pele, problemas cardíacos, entre outros. O nível considerado adequado para a saúde humana segundo especialistas varia de 40% e 60%.


Para se prevenir durante essa época de pouca chuva é aconselhado o uso de umidificador de ar, maior consumo de líquidos, comidas leves como frutas e saladas e o uso de cremes hidratantes para evitar um maior ressecamento da pele.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo