Cidade

07/09/2019 01:34

Parlamentares criam comissão que fará projeto alternativa ao da >cota zero> de peixe em Mato Grosso

Estão definidos os parlamentares que vão compor a comissão especial para discutir o Projeto de Lei  668, que trata da Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca, e regula as atividades pesqueiras nos rios de Mato Grosso, mais conhecido como “Cota Zero” e que pretende suspender por 5 anos o transporte de peixe. Wilson Santos,  Nininho, Janaína Riva, Eugênio, Dilmar Dal Bosco, Elizeu Nascimento e Paulo Araújo (PP) vão elaborar calendário para debater o projeto de lei com todos os segmentos envolvidos com a atividade pesqueira em Mato Grosso. Eles devem ir a Goiás e Mato Grosso de Sul e depois apresentar um projeto alternativo ao que foi apresentado pelo governo.

O projeto original do governo vai ser analisado na comissão e Wilson fez críticas a proposta da secretaria de Meio Ambiente.  “O  presidente (Eduardo) Botelho não vota o projeto como está. A proposta do governo autoriza o pescador a retirar do rio 150 quilos de pescado por semana mas ele não pode transportar o peixe. Tem que comer o pescado no barranco do rio. Isso é um absurdo, que precisa ser corrigido”, expôs.

Wilson disse que a comissão irá a Campo Grande, Corumbá e Miranda (MS) dias 16 e 17 onde “vamos conversar com pescadores, autoridades políticas, com empresários e cientistas ligados à atividade pesqueira” e porque no Mato Grosso do Sul  existe uma lei similar em vigor. Segundo Santos, a “Cota Zero” foi implantada em fevereiro de 2019. “A lei já está no oitavo mês. Nessas cidades, a comissão vai saber como está se comportando a econômica local”, observou Santos.

Wilson acredita que no final das discussões será construído um projeto de lei que esteja em consenso com todos os envolvidos com a atividade pesqueira. “O projeto do governo é muito radical em alguns pontos. A comissão tem a chance de arredondar o projeto, e em dezembro apresentar uma proposta consensual”, explicou, através da assessoria.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo