Cidade

04/09/2019 09:45

Polícia Militar comemora 184 anos com promoção de praças e oficiais e entrega de comendas

A Polícia Militar realiza nesta quinta-feira (05.09) a solenidade em comemoração aos 184 anos da corporação. O evento será às 19 horas, no Quartel do Comando Geral, com a promoção de 546 policiais, além da entrega da comenda Homens do Mato para diversas personalidades, entre elas, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o governador Mauro Mendes.

Serão promovidos, na solenidade, 412 praças, aos postos de subtenente, sargento e cabo, e 134, ascenderão a oficiais, aos postos de tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel. O Comando Geral está localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 6135, no bairro Novo Paraíso.

O efetivo da PM hoje é de cerca de 7,5 mil agentes. De janeiro a julho de 2019, 8.252 pessoas foram presas em ações de prevenção e repressão à criminalidade. No mesmo período, os policiais apreenderam 2,5 toneladas de drogas e 1.164 armas de fogo, recuperaram 1.433 veículos roubados e furtados e capturaram 1.141 foragidos ou que estavam com mandados de prisão em aberto.

Além das operações de combate à criminalidade, a corporação atua em projetos sociais, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), cuja sede passou por reforma e foi reinaugurada na segunda-feira (02.09). Desde o ano de 2000, quando foi instituído em Mato Grosso, o Proerd formou 340 mil estudantes no curso que ensina a dizer não às drogas e a prevenir outras formas de violência, como o bullying. Este ano, a PM está ministrando cursos simultaneamente em mais de 100 escolas de 60 municípios.

No total, a Polícia Militar atua em 40 projetos sociais e todo o Estado, atendendo cerca de 3 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, com ensino sobre meio ambiente, prática esportiva, cultura e lazer. Em Cuiabá e Várzea Grande, crianças são destaques no esporte através dos programas ‘Judô Bope’, ‘JiuJitsu Rotam’ e ‘4º Bravo Lutas’.

Em Juara (709 km de Cuiabá) e Nova Lacerda (546 km de Cuiabá), estudantes da rede pública freqüentam os programas ‘PM Mirim’ e  ‘Guarda Mirim’, respectivamente, que têm como objetivo a prevenção à violência, valorização da vida e o ensino sobre cidadania, direitos e deveres.

"Homens do Mato"

No dia 05 de setembro de 1835, por meio da  Lei nº 30/1835, aprovada pela Assembléia Legislativa Provincial de Mato Grosso, surgia oficialmente o Corpo Policial ‘Homens do Mato’, então formado por um grupo de menos de 20 policiais. Quarenta e quatro anos depois, em 1891, o nome Polícia Militar pela apareceu primeira vez, com a nomeclatura ‘Corpo de Polícia Militar’.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo