Cidade

10/07/2019 06:37

Programa federal tem 23 vagas abertas em MT, duas são em Carlinda

O programa federal “Mais Médicos” está com inscrições abertas para 23 vagas remanescentes, em Mato Grosso, ainda não ocupadas por profissionais com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) no Brasil. O prazo para médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras segue até hoje (10). Em todo país, são 600 oportunidades, conforme edital nº 11/2019 previsto para atender aos municípios com altos índices de vulnerabilidade. 


De acordo com o Ministério da Saúde (MS), os médicos que aderirem ao programa devem começar a atuar na atenção primária desses municípios entre 16 de agosto e 25 de setembro. No Estado, os municípios são Água Boa, Aripuanã (2), Bom Jesus do Araguaia, Campo Novo do Parecis (2), Carlinda (2), Cláudia, Cocalinho, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Poconé, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rondolândia, Santa Terezinha, Sapezal (2), Tabaporã e Vera. 


A reposição de profissionais do “Mais Médicos” vai atender as populações de áreas com maiores dificuldades de acesso, como ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas e que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o MS, esta é a segunda etapa do edital, publicado em 13 de maio deste ano. 


Na primeira fase do 18º ciclo do programa foram destinadas 2.149 vagas a médicos formados e habilitados com registro em qualquer CRM do Brasil. Destas, 600 não foram ocupadas e estão sendo ofertadas agora aos médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da medicina no exterior (brasileiros intercambistas). 


Os profissionais interessados em aderir ao programa têm até hoje (10) para fazer a inscrição, que é realizada, exclusivamente, pela internet, através do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), no site do programa (http://maismedicos.gov.br). A próxima etapa, de 12 a 16 deste mês, será de indicação dos municípios pelos candidatos inscritos. 


Na primeira fase, das 2.149 vagas ofertadas aos médicos que possuem CRM Brasil, um total de 1.516 novos profissionais já estão atuando e atendendo a população em mais de 800 municípios brasileiros considerados de maior vulnerabilidade. Os profissionais que tiveram suas inscrições concluídas puderam indicar até quatro municípios, de acordo com sua ordem de preferência. 


Além disso, conforme o MS, para garantir a imparcialidade na escolha de médicos qualificados, preferencialmente com perfil de atendimento para a atenção primária, o órgão federal de saúde estabeleceu critérios de classificação, como títulos de especialista e/ou residência médica em Medicina da Família e Comunidade.

A atenção primária é considerada a principal porta de entrada para o SUS para garantia do acesso a cuidados fundamentais para promoção da saúde e prevenção de doenças. 

Fonte: Diário de Cuiabá - Foto: reprodução/ilustrativa/internet


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

248x90

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo