Cidade

Semana do Meio Ambiente - Alta Floresta 08/06/2019 06:02 Por Assessoria | PMAF

Seminário analisa conservação da água nas Bacias Mariana I e II

Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, aconteceu o Seminário de Integração dos Temas Solo, Água e Carbono na Bacia Hidrográfica Mariana I e II - Alta Floresta-MT. O seminário foi realizado no Floresta Amazônica Hotel, e contou com a presença do prefeito Asiel Bezerra de Araújo, a secretária Célia Castro e a equipe da secretaria de Desenvolvimento e a apresentação especial do projeto ASEAM, realizada por Sergio Gomes Tôsto, líder do projeto na Embrapa Territoral.

O objetivo do seminário foi conhecer as pesquisas realizadas, os resultados alcançados e aqueles a serem obtidos, a fim de promover discussões e integração técnica entre os pesquisadores, professores e extensionistas, além de agricultores, envolvidos nos referidos projetos.

As atividades tiveram início ainda no período da manhã, com será uma visita às bacias hidrográficas Mariana I e II para reconhecimento de suas áreas, dos sistemas de uso das terras e manter contatos com os produtores rurais e representantes de comunidades. Dentro da programação, José Alesando Rodrigues, da direção municipal de Meio Ambiente, fez a apresentação do projeto Olhos D'Água da Amazônia.

“É uma sequencia de projetos que vem acontecendo e no caso da prefeitura, o maior que nós tivemos é o Olhos D’água e agora vem com o programa Adote Uma Nascente, e esse trabalho da Embrapa aqui hoje, o objetivo é que a gente possa juntamente com técnicos do município e outras instituições, conseguir levantar outros projetos, outros serviços ambientais. Nós já tivemos esse trabalho dentro do município, esses técnicos que estão aqui, são as pessoas que conversam com os agricultores, então a gente precisa desse levantamento, dessas informações, para que no futuro a gente possa estar continuando com esse trabalho de estar fazendo esses pagamentos pelos trabalhos ambientais”, destacou a secretária de Desenvolvimento Celia Castro.

Os projetos:

Projeto ASEAM tem por objetivo a quantificação e valoração econômica de serviços ecossistêmicos e a ampliação da rede de beneficiários de conhecimentos e de experiências consolidadas sobre serviços ecossistêmicos e ambientais no Bioma Amazônico. Também visa ao treinamento de agricultores, mulheres, jovens rurais, técnicos e tomadores de decisões em serviços ecossistêmicos, financiado pelos Governos da Alemanha, Noruega e Brasileiro.

Projeto Olhos D'Água da Amazônia visa promover a conservação das águas, nos Programas de Regularização Ambiental (PRA) ou de Guardiões da Água. A regularização ambiental inclui cerca de 2040 propriedades rurais. Já foram efetivados mais de 5 mil hectares de áreas com a recuperação das nascentes e cursos de rios, por meio da regeneração natural e de sistemas agroflorestais. O Programa Guardiões de Águas visa ao pagamento por serviços ambientais para famílias rurais que mantêm áreas de preservação permanentes na captação de água.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo