Cidade

19/05/2019 16:36 MidiaNews

Pet shops e clínicas devem denunciar casos de maus-tratos

Uma lei estadual que entrou em vigor no dia 25 de abril determina que pet shops, prestadores de serviços de banho e tosa, clínicas, consultórios e hospitais veterinários devem informar à Polícia Civil caso suspeitem de que o animal doméstico atendido esteja sendo vítima de maus-tratos.

As denúncias devem ser feitas diretamene à Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), conforme a Lei Nº 1.0872, aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e sancionada pelo governador Mauro Mendes (DEM).

 

Segundo a lei, as denúncias podem ser feitas presencialmente ou através de documento digital. O documento deve contar nome, endereço e telefone do responsável pelo animal que estava presente no momento do atendimento. Além disso, o denunciante também deve informar a situação de saúde e relatório dos atendimentos prestados. 

O Poder Executivo é quem deverá regulamentar a fiscalização e a execução da lei. A pena para quem praticar maus-tratos varia de 1 a 4 anos de reclusão.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), 280 ocorrências de violência contra animais foram registradas em 2017 e 2018, sendo que 77 delas resultaram em mortes dos animais silvestres, domésticos ou domesticados. 

Casos recentes

No dia 6 de abril, uma moradora do Residencial Jardim Botânico, no Bairro Coophema, em Cuiabá, registrou um Boletim de Ocorrência após doze cães e gatos terem sido encontrados mortos por envenenamento. 

Ao todo, treze animais foram envenenados, mas um deles foi encontrado por outro morador quando agonizava e foi internado em uma clínica veterinária, de acordo com a protetora animal Jenifer Gonçalves Larrea.

Em janeiro deste ano, um grupo de protetores dos animais, em Alta Floresta (a 800 km de Cuiabá), também denunciou a morte de 25 cães em onze dias no município. 


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo