Cidade

7ª CIBM - Alta Floresta - MT 15/05/2019 06:22

Alta Floresta: Bombeiros passam noções básicas em primeiros socorros

Com o propósito de prestigiar as mães, a 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM) de Alta Floresta, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realizou na noite de sábado (11.05), véspera do Dia das Mães, uma palestra sobre noções básicas em primeiros socorros.

A palestra aconteceu no Auditório Ariosto da Riva e contou com um público exclusivo, formado somente por mães. Durante aproximadamente uma hora e meia, o Tenente Lucas e o Sargento Malheiros explicaram sobre quais cuidados se deve ter em caso de Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE), seja em lactantes, crianças e ou até mesmo em adultos.

Na prática, os militares demonstraram quais devem ser as primeiras medidas adotadas para socorrer a pessoa até que chegue o socorro especializado ou até a chegada a uma unidade hospitalar. O 1º Tenente Diego Oliveira dos Reis, comandante da 7ª CIBM, explicou que é comum o Corpo de Bombeiros atender ocorrências de casos envolvendo principalmente crianças em Alta Floresta.

Ele também ressalta que se os pais tiverem o conhecimento das técnicas de primeiros socorros é possível socorrer o filho ou até mesmo alguma pessoa, em casos desta natureza. “A parte de suporte básico de vida é algo muito interessante para a nossa região, pois os primeiros minutos são os mais importantes. Então, a parte de ressuscitação cardiopulmonar, OVACE, é algo que uma simples manobra, que é o que nós ensinamos na nossa palestra, é de extrema importância e pode salvar vidas”, destacou.

Dois casos envolvendo crianças, sendo um afogamento e outro engasgo, em um desses casos a criança veio a óbito e no outro a criança ficou com sequelas, motivaram o Corpo de Bombeiros a realizar palestras para transmitir informações sobre primeiros socorros. “A ideia é sempre amentar esse tipo de palestra para a nossa sociedade”, afirmou o Comandante do Corpo de Bombeiros.

Para Adriele Rosa Machado, que participou de procedimentos práticos como a manobra de reanimação, a palestra contribuiu principalmente porque ela tem filhos pequenos e trabalha com crianças diariamente. “Para mim foi excelente porque como tenho crianças em casa, uma de sete anos e uma de dois anos e três meses, e por trabalhar justamente com crianças também na creche, a gente fica mais atento caso aconteça alguma eventualidade”, pontuou. No processo de graduação na área de saúde, Roseni Caione de Sales disse que foi motivada a assistir a palestra por poder adquirir conhecimento. “A gente tem filhos e está em sociedade, então, é importante colaborar com alguma pessoa que se encontra nessas condições e saber como se comportar acredito que é muito importante”, disse ao considerar a palestra ótima. “Gostaria de parabeniza-los por este trabalho e que nas próximas palestras mais pessoas possam participar”, acrescentou.

Zenilda Inacio também fez avaliação positiva da palestra. “A palestra foi muito interessante, ás vezes acontece alguma coisa e você não sabe como agir, então, esclareceu muitas dúvidas”, disse ao destacar que as orientações poderão contribuir principalmente para socorrer pessoas mais próximas. A presidente da CDL Alta Floresta, Elsa Maria Lopes dos Santos, que também é enfermeira, acompanhou toda palestra e classificou como importante as orientações transmitidas para as mães. “É de suma importância que tenhamos conhecimento sobre primeiros socorros porque é possível resolver muitos casos em situações difíceis, se consegue salvar vidas. Agradeço o Corpo de Bombeiros por ter essa boa vontade de passar o conhecimento para mais pessoas, e que as pessoas valorizem isso porque não sabemos qual será o momento em que precisaremos usar estas técnicas”, ressaltou. 


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo