Cidade

14/05/2019 07:22 Assessoria/PMAF

Secretaria de Agricultura: Pet Terapia beneficia assistidos da APAE em Alta Floresta

A Terapia Assistida por Animais (TAA), popularmente conhecida como Pet Terapia, é um tratamento auxiliar para diversos tipos de doenças e comprovadamente desencadeadora de “bem-estar, saúde emocional, física, social e cognitiva”. Nesse tratamento, o animal é “o principal agente da terapia, que funciona como ponte de ligação entre o tratamento e o paciente”.

Realidade em Alta Floresta há cerca de um ano através da parceria público privada entre a prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e a clínica veterinária Animed. A Pet Terapia atende assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Alta Floresta (APAE-Alta Floresta).

O projeto conta com cinco co-terapeutas, Simba e Nala da raça Shih-tzu, Pig da raça Pug, Meg da raça Labrador e Dalila da raça Golden Retriver, cães de raças especificas, dóceis, vacinados e em bom estado de saúde, cedidos pela clínica veterinária para as sessões de Pet Terapia.

Todas as manhãs de quinta-feira os terapeutas de quatro patas auxiliam no desenvolvimento dos assistidos, com atividades combinadas como caminhadas, questões referentes aos cuidados com animais domésticos como alimentação, saúde e higiene.  As sessões tem cerca de 30 minutos semanalmente deste contato direto com estes animais.

O veterinário responsável pelo projeto, Luiz Carlos de Queiroz Junior, relata a evolução de alguns assistidos que no início da Pet Terapia eram tímidos e receosos, atualmente, pouco mais de um ano depois do inicio das sessões, já se mostram ansiosos pelas próximas sessões.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo