Cidade

04/12/2018 11:12 Assessoria/UHE São Manoel

UHE São Manoel apoia projeto inovador da secretaria de saúde de Alta Floresta

A Empresa de Energia São Manoel buscando colaborar com ações sociais inovadoras relacionadas a promoção da cidadania, da saúde e da proteção a crianças e aos adolescentes, especialmente no atendimento a pacientes com disfunções neurológicas, contribuiu com a formação de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta, viabilizando a participação em cursos básico e avançado do Protocolo PediaSuit. O processo de formação ocorreu na cidade de Curitiba-PR, onde os profissionais conheceram todos os benefícios do tratamento e foram capacitados a implementar o protocolo.

Para a implantação do Projeto PediaSuit na Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR) de Alta Floresta, a São Manoel realizou também a entrega dos equipamentos que irá favorecer a execução do exercício universal usado para treinar uma criança, adolescente ou adulto no ganho da capacidade de coordenar os movimentos desejados e fortalecer os grupos musculares responsáveis por esse movimento.

Os equipamentos entregues são formados por um sistema de elásticos (bungees) fixados na vestimenta de macacões especiais que facilita o controle postural, com grau de sustentação variável de acordo com a atividade e função trabalhada, permitindo ganhar amplitude de movimento, a flexibilidade dos músculos e articulações, bem como as competências funcionais. O PediaSuit é um projeto estruturado e quando desenvolvido por profissionais capacitados, aumenta o crescimento e desenvolvimento de cada paciente.

A Coordenadora da UHE São Manoel, Cleide Rocha, disse que quando a equipe gestora recebeu o oficio da UDR com o pedido de apoio, a avaliação foi positiva, pois tratava-se de uma ação inovadora em saúde que dependia da capacitação dos profissionais e aquisição de alguns equipamentos. Além do mais, a equipe de profissionais da prefeitura que irá atuar no projeto sempre demonstrou muito empenho e esforço determinante para alcançar bons resultados. Por isso, a empresa acredita no sucesso do PediaSuit implantado na cidade. “Alta Floresta é o primeiro município do estado do Mato Grosso a oferecer o tratamento PediaSuit pela rede pública. Esse método holístico de tratamento atenderá também os municípios vizinhos. A concretização do projeto só foi possível com o apoio da Empresa de Energia São Manoel que acreditou e financiou a capacitação dos profissionais e adquiriu as vestimentas”, informou a doutora Jane Vieira Carneiro, fisioterapeuta autora do projeto.

A Unidade Descentralizada de Reabilitação de Alta Floresta – UDR há vinte e dois anos oferece serviços de média e alta complexidade na atenção à saúde da pessoa com deficiência ou em incapacidade momentânea e ao mês são realizados em torno de dois mil e oitocentos atendimentos. As ações integradas de reabilitação são desenvolvidas nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional de encaminhamento para concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção através do Centro de Reabilitação Integral Don Aquino Correia em Cuiabá – MT. Atualmente a UDR possui um quadro de funcionário composto por Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga e Terapeuta Ocupacional. O funcionamento é no período das 07:00 as 17:00 horas e a indicação para o tratamento é feita por profissionais fisioterapeutas e/ou médicos.

 

A Empresa de Energia São Manoel é a concessionária da Usina Hidrelétrica São Manoel, situada no rio Teles Pires, nos municípios de Jacareacanga – PA e Paranaíta – MT. O empreendimento tem capacidade instalada de 700 Megawatts (MW) de geração de energia.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo