Cidade

02/11/2018 06:49 G1MT

Rússia reabre mercado para carnes de MT que estava embargado há quase um ano

O anúncio de que a Rússia reabrirá o mercado à carne brasileira foi feito pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, na quarta-feira (31). Ele diz que recebeu a notícia durante a missão comercial da qual participa, na China.

A medida vale para carnes bovinas e suínas. A Rússia deixou de importar carnes bovina e suína do Brasil em dezembro de 2017 e, segundo documento emitido pelo Mapa à época, o embargo ocorreu "em razão da presença da substância ractopamina em análises de carne brasileira”. De acordo com dados da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), somente no ano passado, o estado exportou 16,16 mil toneladas de carne para a Rússia.

O país forneceu quase 180 mil toneladas. Segundo o presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares, desde que o mercado russo foi fechado, as instituições representativas junto com os produtores e o Mapa, se uniram numa força tarefa para reverter a situação e garantir que a carne brasileira fosse aceita novamente. “O Brasil tem o segundo maior rebanho do mundo, com 249 milhões de cabeças, é o segundo maior produtor de carnes e, certamente, com a reabertura do mercado russo haverá um aumento significativo na demanda, já que a Rússia chegou a ser responsável por aproximadamente 10% das nossas exportações”, disse ele. Ainda segundo a Acrimat, em termos econômicos, a exportação para a Rússia proporcionou mais de R$ 1,5 bilhão para Mato Grosso, em 2017.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo