Cidade

02/11/2018 06:49 G1MT

Rússia reabre mercado para carnes de MT que estava embargado há quase um ano

O anúncio de que a Rússia reabrirá o mercado à carne brasileira foi feito pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, na quarta-feira (31). Ele diz que recebeu a notícia durante a missão comercial da qual participa, na China.

A medida vale para carnes bovinas e suínas. A Rússia deixou de importar carnes bovina e suína do Brasil em dezembro de 2017 e, segundo documento emitido pelo Mapa à época, o embargo ocorreu "em razão da presença da substância ractopamina em análises de carne brasileira”. De acordo com dados da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), somente no ano passado, o estado exportou 16,16 mil toneladas de carne para a Rússia.

O país forneceu quase 180 mil toneladas. Segundo o presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares, desde que o mercado russo foi fechado, as instituições representativas junto com os produtores e o Mapa, se uniram numa força tarefa para reverter a situação e garantir que a carne brasileira fosse aceita novamente. “O Brasil tem o segundo maior rebanho do mundo, com 249 milhões de cabeças, é o segundo maior produtor de carnes e, certamente, com a reabertura do mercado russo haverá um aumento significativo na demanda, já que a Rússia chegou a ser responsável por aproximadamente 10% das nossas exportações”, disse ele. Ainda segundo a Acrimat, em termos econômicos, a exportação para a Rússia proporcionou mais de R$ 1,5 bilhão para Mato Grosso, em 2017.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados a Gund e Caldas LTDA ME - Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo