Cidade

08/09/2018 06:08

Índios da etnia Kaiabi declaram apoio a candidatura de Nilson Leitão ao Senado

Lideranças indígenas da etnia Kaiabi se reuniram na última quinta-feira (06), em Sinop, com o candidato ao Senado Nilson Leitão (PSDB) e declararam apoio ao projeto do deputado. O principal tema do encontro foi saúde. Na oportunidade, os índios entregaram o relatório da Conferência Nacional de Saúde Indígena, cujo documento aponta para a necessidade da construção de um Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e uma Casa de Saúde Indígena (Casai) na região. 

“Recebemos uma demanda grande de índios no hospital. E o Nilson Leitão é um deputado que sempre ajudou nosso hospital. Abrangemos uma região de seis municípios e pegamos um pouco do Pará e do Amazonas. E para que possamos atender toda essa região, precisamos do apoio dele no Senado”, declarou o diretor geral do Hospital Regional de Alta Floresta, José Marcos da Silva.


Conforme Silva, a etnia é formada por mais de 2,2 mil, sendo que a maioria vive no Parque Nacional do Xingu. Yefuká Kayabi, que é articulador político do movimento indígena do povo Kawaiwete, defende necessidade da construção de equipamentos de saúde voltados para a saúde indígena. “Com o crescimento da população indígena, a demanda também aumentou. O DSEI Xingu já não dá conta de suprir nossa necessidade. Portanto, esses é o desejo das nossas lideranças que brigam por isso há 30 anos. Muitos já se foram. Mas o desejo continua. Então acreditamos no trabalho do Nilson e o apoiamos para o Senado”, declarou.


Na mesma esteira, Josiane Kaiabi, da aldeia Kururuzinho, pediu para que o deputado federal e candidato ao Senado ajude, atuando junto à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que está vinculada ao Ministério da Saúde, e da Fundação Nacional do Índio (Funai). “Então, acreditamos nele como deputado federal. Agora, subindo mais esse degrau até o Senado Federal, poderá nos ajudar ainda mais. Temos um respeito muito grande por ele, pois encontramos diálogo e compromisso conosco”, asseverou.


Servidor da Funai, Flávio Rocha destacou como principal característica de Nilson Leitão a acessibilidade e o compromisso com as comunidades indígenas. “Sempre gostei da postura dele. É um cara acessível, seu gabinete sempre esteve aberto para nós. E quando ele assume compromisso, ele cumpre. E as lideranças indígenas estão conosco nesse projeto ao Senado Federal”, finalizou.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo