Cidade

08/09/2018 06:08

Índios da etnia Kaiabi declaram apoio a candidatura de Nilson Leitão ao Senado

Lideranças indígenas da etnia Kaiabi se reuniram na última quinta-feira (06), em Sinop, com o candidato ao Senado Nilson Leitão (PSDB) e declararam apoio ao projeto do deputado. O principal tema do encontro foi saúde. Na oportunidade, os índios entregaram o relatório da Conferência Nacional de Saúde Indígena, cujo documento aponta para a necessidade da construção de um Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e uma Casa de Saúde Indígena (Casai) na região. 

“Recebemos uma demanda grande de índios no hospital. E o Nilson Leitão é um deputado que sempre ajudou nosso hospital. Abrangemos uma região de seis municípios e pegamos um pouco do Pará e do Amazonas. E para que possamos atender toda essa região, precisamos do apoio dele no Senado”, declarou o diretor geral do Hospital Regional de Alta Floresta, José Marcos da Silva.


Conforme Silva, a etnia é formada por mais de 2,2 mil, sendo que a maioria vive no Parque Nacional do Xingu. Yefuká Kayabi, que é articulador político do movimento indígena do povo Kawaiwete, defende necessidade da construção de equipamentos de saúde voltados para a saúde indígena. “Com o crescimento da população indígena, a demanda também aumentou. O DSEI Xingu já não dá conta de suprir nossa necessidade. Portanto, esses é o desejo das nossas lideranças que brigam por isso há 30 anos. Muitos já se foram. Mas o desejo continua. Então acreditamos no trabalho do Nilson e o apoiamos para o Senado”, declarou.


Na mesma esteira, Josiane Kaiabi, da aldeia Kururuzinho, pediu para que o deputado federal e candidato ao Senado ajude, atuando junto à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que está vinculada ao Ministério da Saúde, e da Fundação Nacional do Índio (Funai). “Então, acreditamos nele como deputado federal. Agora, subindo mais esse degrau até o Senado Federal, poderá nos ajudar ainda mais. Temos um respeito muito grande por ele, pois encontramos diálogo e compromisso conosco”, asseverou.


Servidor da Funai, Flávio Rocha destacou como principal característica de Nilson Leitão a acessibilidade e o compromisso com as comunidades indígenas. “Sempre gostei da postura dele. É um cara acessível, seu gabinete sempre esteve aberto para nós. E quando ele assume compromisso, ele cumpre. E as lideranças indígenas estão conosco nesse projeto ao Senado Federal”, finalizou.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados a Gund e Caldas LTDA ME - Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo