Cidade

28/07/2018 10:34 Só Notícias

Mais de 60 mil empresas em Mato Grosso não migraram para a NF-E 4.0 e prazo acaba 4ª

Empresas que não migrarem para a nova versão, 4.0, da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) até  a próxima 4ª feira (1º de agosto) ficarão impedidas de emitir o documento utilizado nas operações de vendas e prestação de serviços. De acordo com a secretaria de Fazenda, dos 100 mil contribuintes ativos em Mato Grosso, 65 mil ainda utilizam a versão antiga da NF-e (3.10) que será desativada a partir do dia 02. A nova versão traz alterações no leiaute da NF-e descritas na Nota Técnica 2016.002, aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Dentre as mudanças estão padrões técnicos que devem ser observados pelas empresas de softwares e emissoras do documento fiscal, como o protocolo de comunicação da NF-e com o governo.

Além disso, a NF-e 4.0 têm novos campos de preenchimentos como o campo para Inserção do código da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para medicamentos e matérias-primas farmacêuticas. Há ainda campos relativos ao Fundo de Combate à Pobreza (FCP) para operações internas ou interestaduais com substituição tributária. O Fundo é uma contribuição obrigatória para as empresas que deve ser calculada em cima da arrecadação do ICMS e ISS.

Outra alteração importante é referente a produtos sujeitos a rastreio da Vigilância Sanitária como, por exemplo, defensivos agrícolas, produtos veterinários e odontológicos. Com o novo modelo, a NF-e possui agora um campo de rastreabilidade que deve ser preenchido com informações do número de lote e data de fabricação ou produção.

De acordo com a Nota Técnica 2016.002, as alterações promovidas trazem agilidade e maior segurança para o documento. Os ajustes são realizados anualmente ou a cada dois anos, quando há um número acumulado de mudanças a serem feitas.

A informação é da secretaria estadual de Fazenda.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo