Cidade

07/06/2018 15:17

Reprodução Animal: Alta Floresta conta com laboratório de produção in vitro de embriões

A qualidade do rebanho bovino no norte de Mato Grosso ganhou um reforço tecnológico. A Pecsa – Pecuária Sustentável da Amazônia inaugurou em dezembro de 2017 um laboratório de reprodução animal especializado na produção in vitro de embriões. O laboratório já está aberto aos criadores em Alta Floresta. O diretor executivo da Pecsa, Vando Telles de Oliveira, explica que a motivação da empresa para a criação do laboratório é oferecer aos criadores acesso a uma tecnologia que agrega maior rentabilidade à produção, e garantir o fornecimento de animais de qualidade e origem garantida. “A qualidade genética dos animais é fundamental para aumentar a produtividade por hectare e melhorar a qualidade da carne, o que melhora os resultados de todos os elos da cadeia.

Com o laboratório, podemos agora fazer parcerias de reprodução com criadores para garantir aos consumidores finais que o rebanho vem de uma origem totalmente garantida, desde o nascimento dos bezerros”. Seguindo a metodologia de trabalho da Pecsa, o Laboratório de Reprodução Animal traz a tecnologia e os conhecimentos mais atuais disponíveis no mercado e nos centros de pesquisa para realizar a fertilização in vitro (FIV) de embriões, e depois a Transferência desses embriões em tempo fixo (TETF) . Essa tecnologia permite melhorar rapidamente a genética do rebanho, aumentando sua produtividade. Além disso, traz a vantagem de poder escolher o sexo do embrião, de acordo com a necessidade de cada produtor.

O gestor de reprodução animal da Pecsa, Carlos Pellegrino, explica: “Chegamos a produzir aproximadamente 100 embriões com apenas uma dose de sêmen sexado, sendo a grande maioria dos embriões com o sexo definido”. A tecnologia também reduz os custos de produção de embriões, com a coleta de ovários de fêmeas zebuínas abatidas em frigoríficos da região e fertilizadas com sêmen taurino sexado, como de angus, por exemplo. “Com esse processo, elevamos o mérito genético dos animais produzidos, principalmente em termos de peso à desmama, peso no abate e marmoreio”, acrescenta Carlos.

Fabiano Alvim, diretor técnico da Pecsa, ressalta a importância do laboratório não só para os produtores parceiros da empresa, que terão bezerros com alto valor agregado. “Vamos trabalhar com a venda de embriões melhorados geneticamente para que os criadores possam depois vender tourinhos e matrizes de qualidade. Dessa forma, contribuímos para o avanço da pecuária não só nas fazendas parceiras da Pecsa, mas em toda a região”.

O Laboratório de Reprodução Animal da Pecsa está localizado na Av. Ludovico da Riva Neto, nº 1318, Sala A – Canteiro Central. O atendimento é de segunda à sexta das 7h às 11h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (66) 3521-3060 ou pelo e-mail reprodução.animal@pecsa.com.br.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo