Cidade

11/05/2018 05:32

Projeto Explore MT promete fomentar o turismo em Mato Grosso

No intuito de apresentar ao mundo as belezas naturais e a diversidade cultural de Mato Grosso e fomentar o turismo no estado o vereador de Cuiabá Felipe Wellaton (PV) lança o Explore MT, nesta quarta-feira (09/05), dia em que o estado comemora os seus 270 anos de fundação.

 Durante duas semanas, em janeiro deste ano, Wellaton percorreu mais de 5 mil quilômetros em Mato Grosso. Além de contemplar os três biomas do estado, Pantanal, Amazônia e Cerrado, o roteiro do Explore MT agraciou três aldeias indígenas em Campo Novo do Parecis.

 “Assim como o próprio nome já revela, o Explore MT é o resultado do meu sonho de descobrir e estudar as regiões de Mato Grosso. Há algum tempo eu me perguntei porque viajar o mundo se em Mato Grosso há um continente a ser explorado?” Senti o desejo de conhecer a imensidão desse estado muito além das fotografias, vídeos e relatos”, conta Felipe Wellaton.

 Wellaton saiu de Cuiabá e foi para Cáceres, uma das portas de entrada para o Pantanal mato-grossense. De lá seguiu para a histórica Vila Bela da Santíssima Trindade. Nova Lacerda foi o terceiro destino. Os índios das aldeias Wazare, Quatro Cachoeiras e Utiariti fizeram as honras da casa e apresentaram as belezas de Campo Novo do Parecis. A Amazônia começou a ser contemplada em São José do Rio Claro, seguindo por Alta Floresta e Peixoto de Azevedo. Depois disso, Wellaton cruzou o Xingu chegando à região Araguaia onde visitou Nova Xavantina e Barra do Garças. 

 Todo esse percurso foi registrado e o resultado dessa expedição deu origem ao documentário Explore MT. São mais de 60 horas de gravação que serão editadas e transformadas em vários vídeos. Wellaton reforça que o objetivo desses vídeos é gerar nos mato-grossenses e em turistas brasileiros e estrangeiros o desejo de conhecer Mato Grosso.

 “O turismo é a economia verde, uma verdadeira indústria sem chaminé. Além de abrir novos postos de emprego, permitir o aumento da renda dos moradores, movimentar o comércio e girar economia local, a atividade turística traz consigo investimentos em infraestrutura, transporte e oportunidades de qualificação para os trabalhadores. E o mais importante, para que o ecoturismo seja forte, nossas fauna e flora e águas precisam estar preservadas”.

Esta é a primeira parte do Explore MT. Segundo o vereador, mais cidades mato-grossenses, como Poconé, Nobres, Jaciara, Chapada dos Guimarães entre outras, serão percorridas para dar continuidade ao projeto.

 “Mato Grosso é continental, é impossível passar por todos os pontos importantes em apenas quinze dias de estrada. Ainda temos muito mais para descobrir em nosso estado”.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo