Cidade

12/01/2018 18:26 Olhar Direto

Produtores rurais encontram macacos mortos e temem febre amarela em MT

Produtores rurais de Santa Terezinha (a 1.477 km de Cuiabá) estão apreensivos com o risco de febre amarela no município. A razão do temor é a informação que circula na cidade de que oito macacos teriam sido encontrados mortos por moradores do Assentamento Carlos Pericioli, zona rural do município.  A Prefeitura da cidade diz, no entanto, que nenhum macaco morto foi encontrado.

Os macacos teriam sido encontrados há cerca de 20 dias, já em estado de decomposição. Mas o caso teve repercussão após a divulgação da Radio Eldorado FM.
 
"Nós estivemos no local, mas não vimos nenhum macaco morto. Os moradores relataram que os animais foram encontrados mortos há umas 3 semanas em uma área de mata distante do assentamento e possivelmente encontraríamos somente os ossos", disse o Secretário Ailton Galeno em entrevista a Radio Eldorado FM.
 
Apesar dos macacos não terem sido encontrados, a Secretaria de Saúde do Município disse que irá reforçar a vacinação contra Febre Amarela na região, já que o mosquito transmissor da doença foi encontrado.
 
"É importante ressaltar que não há motivo para a população ficar alarmada devido não ter nada constatado, a população pode ficar despreocupada. Nós iremos continuar monitorando a área e se caso venha ser encontrado mais algum animal morto na região iremos realizar os procedimentos necessários e encaminhar para análise em laboratório", concluiu o Secretário.
 
Olhar Direto entrou em contato com a Prefeitura de Santa Terezinha que ficou de enviar uma nota oficial a respeito do caso.
 
Vale lembrar que em 2017, foi confirmada a morte de um macaco por febre amarela, na cidade de São José do Povo, a 268 km de Cuiabá, após exames no Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT). Três macacos foram encontrados mortos em uma região de mata. A doença não foi detectada por exames nos outros dois macacos mortos.


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo