Cidade

09/01/2018 11:30

Censo Agro: Mais de 56% dos estabelecimentos agropecuários de MT já foram recenseados

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última sexta-feira (05/01), na sede da Unidade Estadual, o balanço da coleta do Censo Agropecuário em Mato Grosso. Até o dia 4 de janeiro de 2018, foram coletados 64.346 questionários, que representam 56,7% da estimativa (atualizada em 17/12/2017) de 113.459 estabelecimentos agropecuários no estado.

A divulgação do balanço do Censo Agro foi feita por Millane Chaves, chefe da Unidade Estadual do IBGE. O evento contou com a presença de representantes de entidades públicas, como a Prefeitura de Cuiabá e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além de jornalistas de importantes veículos de comunicação do estado.

O último Censo Agropecuário foi realizado há cerca de dez anos (2006/07). Entre a realização do último Censo e o atual, os dados foram coletados por meio de levantamentos sistemáticos e informações de registros administrativos, que não representam o universo (total) dos informantes rurais.

O Censo Agro 2017 garantirá a cobertura de toda a extensão territorial do estado e o levantamento com todos os informantes. Os resultados representarão a realidade atual do campo por meio da coleta presencial.

Esse balanço do Censo Agropecuário tem como objetivo apresentar a estrutura e a logística da coleta, além de prevenir e reverter possíveis recusas de prestação de informações. Ademais, o balanço também é usado para anunciar a organização das Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGEs), que foram instaladas nos 141 municípios de Mato Grosso, assim como o importante papel das parcerias com as Prefeituras, Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa, sociedade civil e organizada, sindicatos e associações de produtores rurais.

Destaques do balanço do Censo Agro no estado: download release_30___ibge_divulga_o_balanco_do_censo_agro_em_mato_grosso.pdf


Nativa News

Jose Lucio Junqueira Caldas
Alta Floresta - MT
Fone (66) 9.8412-9214
nativanews@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao Site Nativa News
Qualquer material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo